Segurança

Explosão em fábrica de Quatro Barras reforça alerta do Corpo de Bombeiros sobre segurança com produtos perigosos no litoral

Comandante do Corpo de Bombeiros reforça prevenção em Paranaguá e região

1explosao fabrica em curitiba 1

As orientações do Corpo de Bombeiros do Paraná sobre armazenamento, manipulação e comercialização de produtos perigosos ganham nova urgência diante da explosão ocorrida nesta terça-feira, 13, em uma fábrica de explosivos da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

Para o Major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral, “a missão constitucional do CBMPR inclui a prevenção contra incêndio e desastres”. Ele destaca o papel do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, que exige a adoção de medidas de prevenção e combate em edificações, estabelecimentos, áreas de risco e eventos temporários onde haja armazenamento, manipulação ou pontos de venda de produtos perigosos.

Segundo o comandante, tais locais devem observar normas técnicas específicas, e o procedimento regular inicia com a empresa ou o autônomo que solicita autorização no setor de vistoria do Corpo de Bombeiros. A vistoria orienta quanto às exigências de segurança. Além disso, a fiscalização pode ocorrer a qualquer tempo, seja mediante denúncia da população, ou por iniciativa dos próprios órgãos, caso detectem desconformidades.

Outros órgãos também participam do controle desses produtos. “Há o Exército Brasileiro, que concede registros, autoriza, fiscaliza e controla a detonação desses produtos (quando são explosivos), além da Polícia Civil, que pode exigir documentações específicas, como autorização para queima de baterias de fogos de artifício, e a própria Receita Federal, entre outros”, explicou o Major Frazatto.

FOTO 01
“A missão constitucional do CBMPR inclui a prevenção contra incêndio e desastres”, destacou o Major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral (Foto: Arquivo/Folha do Litoral News)

O objetivo central, frisa o comandante, é estabelecer medidas de proteção que garantam a salvaguarda da vida e do patrimônio, por meio da prevenção e do combate eficiente a qualquer situação de risco envolvendo produtos perigosos.

TRAGÉDIA EM QUATRO BARRAS RESSALTA IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS

Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, uma explosão destruiu uma edificação de aproximadamente 25 metros quadrados em uma fábrica de explosivos da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na BR-116. Pelo menos nove pessoas morreram e diversas ficaram feridas ou estão desaparecidas; o local foi completamente destruído, restando apenas uma cratera no terreno.

Desde as primeiras horas do dia, as equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio do esquadrão antibombas, realizaram o isolamento e resfriamento da área, possibilitando uma operação segura para buscas e atendimento às vítimas.

Equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica seguem mobilizadas, com mais de 50 profissionais atuando na identificação das vítimas e na investigação das causas do acidente. O secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Teixeira, enfatizou a atuação rápida e coordenada entre os órgãos, e ressaltou a colaboração da empresa no socorro e rescaldo do local.

O governador Ratinho Junior, por sua vez, expressou solidariedade às famílias das vítimas e considerou o episódio como sendo “um dia triste na história do nosso Estado”.

A tragédia em Quatro Barras evidencia a relevância das orientações do major Frazatto. A prevenção eficaz depende do cumprimento de normas técnicas, da fiscalização constante e da cooperação entre empresas e órgãos competentes. Como enfatiza o comandante, essas ações buscam proteção à vida e ao patrimônio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, para que episódios como este não se repitam, é essencial que todas as empresas que lidam com produtos inflamáveis ou explosivos estejam em dia com as autorizações, contem com brigada interna, adotem planos de contingência, e mantenham diálogo ativo com os órgãos de segurança.


Explosão em fábrica de Quatro Barras reforça alerta do Corpo de Bombeiros sobre segurança com produtos perigosos no litoralAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Você também poderá gostar