Segurança

Ex-comandante do 9.º BPM, Tenente-coronel Barroso assume Secretaria de Segurança de Pontal do Paraná

Com ingresso na PMPR em 1988 e carreira amplamente consolidada, ele focará segurança pública e combate à criminalidade

1 tenente coronel barroso assume seguranca em pontal do parana

O tenente-coronel Rui Noé Barroso foi nomeado para o cargo na segunda-feira, 18 (Foto: Anderson Franco - Prefeitura de Pontal do Paraná)

Na segunda-feira, 18, foi nomeado como secretário municipal de Segurança Pública de Pontal do Paraná o ex-comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9.ºBPM – PMPR), tenente-coronel Rui Noé Barroso, sendo apresentado ao comando da Guarda Municipal e à equipe da pasta junto ao prefeito Rudão Gimenes. Barroso ingressou na PMPR em 1988 e desde então conta com ampla experiência e currículo na segurança pública paranaense, sendo também sub-comandante-geral da Polícia Militar e atuante no Grupo Águia e Batalhão de Operações Especiais (BOPE). 

Segundo o município, o ingresso do secretário na PMPR ocorreu em 1988 após sua formação na Academia do Guatupê como aspirante oficial. 

“Com uma carreira consolidada e passagens por diversas unidades e batalhões da Polícia Militar do Paraná, Barroso iniciou sua trajetória em Foz do Iguaçu, atuando posteriormente em Cascavel e em Curitiba. Entre as funções desempenhadas, esteve nos batalhões de Polícia de Trânsito, na Agência Central de Inteligência da PM e no comando do 9.º Batalhão de Polícia Militar de Paranaguá”, detalha.

“Também foi subcomandante-geral da PMPR e atuou no extinto Grupo de Combate ao Crime Organizado (antigo grupo Águia), além de ter servido na Corregedoria e no comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Mais recentemente, ocupou o cargo de secretário de Segurança de Fazenda Rio Grande”, informa a prefeitura.

Outra atuação de destaque do tenente-coronel foi como integrante da Força Nacional de Segurança Pública, algo que ocorreu entre 2014 a 2017, “período em que participou de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, acrescenta. “Ao longo desse tempo, atuou em 15 operações distribuídas por nove estados brasileiros”, informa.

Importância para Pontal do Paraná

Segundo o prefeito Rudão Gimenes, é de extrema importância a experiência de Barroso para a cidade, somando forças na pasta de Segurança junto à administração municipal. “Pontal do Paraná ganha muito com a nomeação do tenente-coronel Barroso. Sua trajetória e conhecimento na área de segurança certamente contribuirão para reforçar as ações de combate à criminalidade e a proteção da nossa população”, afirma Gimenes.

“A expectativa é de que sua atuação à frente da Secretaria de Segurança Pública de Pontal do Paraná traga avanços significativos para a segurança e o bem-estar da comunidade”, destaca.

De acordo com o município, o comandante Giovani do Rosário, que estava como secretário interino, permanece atuante em prol do setor no município. “A permanência do Comandante Giovani do Rosário também vale destaque. Servidor de carreira há nove anos, ele assumiu a Secretaria de Segurança Pública de forma interina no início da atual gestão. Giovani do Rosário é Guarda Municipal do município e agora retoma seu cargo de Comandante da Guarda Municipal de Pontal do Paraná”, finaliza.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Você também poderá gostar

Ex-comandante do 9.º BPM, Tenente-coronel Barroso assume Secretaria de Segurança de Pontal do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Ex-comandante do 9.º BPM, Tenente-coronel Barroso assume Secretaria de Segurança de Pontal do ParanáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.