Segurança

Empresa Portos do Paraná faz simulação de incêndio com vítima para aperfeiçoar atuação

Situação retratada foi um princípio de incêndio na ponta da lança do shiploader

vjzf4blo

Fogo na alça do shiploader (equipamento usado para carregar navios) com vítima intoxicada por fumaça, esse foi o cenário que colocou toda a Portos do Paraná mobilizada na terça-feira, 25, para atuar no controle da emergência. Quem viu e ouviu as sirenes acionadas nas redondezas pode até ter se assustado ou apenas tenha aguçado a curiosidade, mas era apenas um simulado na faixa portuária. Foi um exercício especial baseado em situação real, já ocorrida num porto de SC, para ajudar a deixar todos preparados em caso de episódio similar em Paranaguá.

“É a oportunidade de testar nossos fluxos, nossos tempos de resposta, como são dados os acionamentos. Procuramos trazer cenários mais reais possíveis e esse de hoje foi uma situação que aconteceu em outro porto e como a operação e o equipamento utilizado lá é muito semelhante ao utilizado aqui, a gente testou esse cenário”, justifica José Sbravatti, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa pública.

A situação retratada foi um princípio de incêndio na ponta da lança do shiploader com vítima no local. “Mobilizamos nosso pessoal para que a gente pudesse testar os nossos recursos para atender uma emergência desse porte. Essa frequência dos exercícios simulados é muito importante para que a gente sempre consiga melhorar nossos processos e esteja com a capacidade efetiva de atendimento a emergências”, destaca Sbravatti.

Tão logo constatado o evento, a brigada da ATEXP (Associação dos Terminais do Corredor de Exportação) já foi acionada e acionou a Guarda Portuária, daí se deram os acionamentos também do Resgate do OGMO (ambulância) e o Corpo de Bombeiros. “O simulado foi muito satisfatório, todos se envolveram com garra, que é o que prezamos nestes exercícios. Todo o envolvimento das pessoas e a sequência de ações foram muito positivas”, elogia.

De acordo com o assessor especialista Felipe Zacharias, a Portos do Paraná mantém um cronograma constante de exercícios do tipo. “Vamos ainda intensificar os exercícios simulados para 2023, para que seja possível aprimorarmos nossas ações internas e atingir a excelência quando solicitado”, aponta Zacharias.

E foi esse treinamento que o terceiro sargento Vanderli Alves Ferreira, do Corpo de Bombeiros, achou mais importante. “Foi muito bom esse simulado para a integração dos órgãos de integração, o Corpo de Bombeiros, a brigada da empresa, o próprio Porto, todos falando a mesma língua para que num eventual sinistro verídico todos possam desempenhar o melhor possível para debelar a situação de incêndio. A gente tira bastante lições e ajuda no aperfeiçoamento”, finaliza.

Fonte: Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Empresa Portos do Paraná faz simulação de incêndio com vítima para aperfeiçoar atuação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Empresa Portos do Paraná faz simulação de incêndio com vítima para aperfeiçoar atuação

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.