Segurança

Diretores de escolas de Paranaguá recebem instruções sobre as funcionalidades do aplicativo 153 Cidadão

Participaram da reunião representantes de escolas públicas municipais, estaduais, particulares e filantrópicas

A Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias de Educação (Semedi) e Segurança (Semseg), realizou na tarde da quinta-feira, 13, uma reunião com os diretores das escolas públicas municipais com o objetivo de passar instruções sobre o aplicativo 153 Cidadão.

A reunião aconteceu nas dependências do Teatro Rachel Costa, e contou com a presença do prefeito Marcelo Roque, a secretária de Educação, Tenile Xavier, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, além da imprensa local.

k o5a6es

O prefeito Marcelo Roque considera o aplicativo mais uma importante ferramenta na área de segurança. “Mais uma ferramenta do município em segurança pública. Nós temos o aplicativo 153 Cidadão que temos praticamente há mais de três anos, e que é utilizado para as ocorrências por toda a população. Dentro deste aplicativo nós temos o botão do pânico, que é usado para Maria da Penha e é o mesmo botão que vamos usar agora para o Escola Segura, onde estamos fazendo uma reunião aqui no teatro com todos os representantes das escolas estaduais, municipais, nossos CMEIS, filantrópicas e as particulares, para cadastrar dois representantes de cada escola para esse fim. Vale destacar que você aperta o botão e em 5 segundos emite um sinal na nossa sala de monitoramento, onde temos os guardas 24 horas e já sai com a ocorrência da Guarda Municipal naquele pedido da escola que está passando por alguma ocorrência, ou alguma dificuldade. Então isso é muito importante, e esse aplicativo vai ser de grande importância na segurança de todas as nossas escolas do município”, enfatizou Marcelo Roque.

A secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, enfatizou ser mais uma medida preventiva que leva segurança para os espaços escolares. “Todos os espaços escolares poderão estar fazendo uso do aplicativo 153 Cidadão, tendo esse botão exclusivo, onde o foco é “Botão Escola Segura”, aproximando de uma maneira mais rápida e prática a segurança da educação das crianças. E a educação agradece toda essa atenção que tem a certeza que a gente continuará e os próximos dias com muito mais e tranquilidade não só as nossas crianças e profissionais, mas também as famílias de todos eles”, disse Tenile, que faz um pedido especial aos pais e responsáveis. “Converse com seu filho, esteja mais presente vendo o que ele utiliza, o que está compartilhado no celular, o que ele está seguindo, para que informações que não forem verdadeiras não se espalhem, pois ao invés de ajudar, acabam causando mais medo e pânico na população. Vamos compartilhar notícias com veracidade e de meios de comunicação que tragam a verdade para a população, pois é assim que a gente consegue garantir que a nossa educação tenha qualidade e segurança em qualquer que seja o espaço, municipal, estadual, particular ou filantropia”, completa.    

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Isabel Cristina Vieira, comentou sobre a tecnologia que o município de Paranaguá coloca à disposição da educação. “Hoje estamos fazendo uma parceria juntamente com a Tenile onde a gente veio prestigiar, porque antes de ser aluno da rede estadual, municipal, particular ou filantrópicas, são todos nossos munícipes. A escola é o lugar mais seguro para a criança estar neste momento, então fazemos um pedido aos pais que enviem seus filhos para a escola, estamos atentos. As escolas estaduais receberam um protocolo de segurança e estamos seguindo. É chamando e trazendo as crianças para escola, educando os nossos filhos, que a gente vai poder estar melhorando a questão da violência”, enfatiza Isabel.

63jzqu5h

A diretora do CMEI Anita Ribeiro Fontes, Selma Modesto Leandro, atua como gestora há 18 anos, e destaca a importância do aplicativo. “Agora neste momento tão difícil onde as famílias estavam deixando levar seus filhos com medo, pois é algo que assola todo Brasil, estávamos preocupados com a proteção e o cuidado com as nossas crianças e agora nós sentimos mais seguros, porque nós temos crianças de dois a quatro anos, onde os pais estavam deixando de levá-los com medo, e agora diante da medida protetiva que o prefeito lançou juntamente com a secretaria de Educação, estamos com um GCM que fica no local o dia todo. Estamos sendo contemplados com mais segurança e agora diante desse aplicativo nos sentiremos ainda mais seguros, e só temos a agradecer a gestão do prefeito Marcelo Roque”, externou Selma.

A diretora da Escola Municipal Maria José Henrique Tavares, Tatiana Santos Nascimento, também parabenizou o município pela iniciativa. “Nós queremos agradecer muito a Guarda Civil Municipal de Paranaguá, pois foi uma tranquilidade, porque o meu telefone celular estava recebendo mensagens dos pais 24 horas, e todos os dias tínhamos mensagens dos pais preocupados em mandar as crianças para escola.  E desde ontem percebemos que os pais estão mais seguros em mandar as crianças para a escola, e até para nós mesmos professores e funcionários, todos estão mais seguros. Para se ter uma noção hoje, faltou apenas um aluno. Essa mudança deu-se a partir destas ações tomadas pelo município” finalizou Tatiana.

153 Cidadão

A apresentação da funcionalidade do aplicativo foi realizada pelo GCM Boneti, que se colocou à disposição de todas as escolas para outros esclarecimentos.

Para baixar o aplicativo basta acessar a Google Play ou a APP Store, buscar por 153 Cidadão. Após instalado será necessário realizar um cadastro com os dados pessoais para que o usuário fique habilitado ao uso dos serviços.

O APP tem o objetivo de aproximar ainda mais a população e a Guarda Civil Municipal que pode ser acionada em apenas um clique.

Sempre que acionar a GCM, o sistema reconhecerá automaticamente a identidade e localização do solicitante.

A ferramenta só pode ser utilizada por dois representantes das instituições de ensino, previamente cadastrados, mas toda a população pode baixar o aplicativo 153 Cidadão e fazer uso das suas funcionalidades.

Você também poderá gostar


Diretores de escolas de Paranaguá recebem instruções sobre as funcionalidades do aplicativo 153 Cidadão

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.