conecte-se conosco

Segurança

Delegado Thiago Fachel relata a importância do Espaço Acolher na Delegacia Cidadã de Matinhos

O projeto foi possível em razão de diversas parcerias

Publicado

em

Thiago Fachel, delegado de Matinhos, diz que “o número aqui em Matinhos é bem expressivo, tanto de violência doméstica, como os crimes contra a criança e ao adolescente”

O Espaço Acolher, inaugurado no dia 15 na Delegacia Cidadã de Matinhos, é um ambiente acolhedor, projetado para que crianças e adolescentes sejam recebidos de forma humana e digna. Segundo o delegado Thiago Fachel, esse é um passo muito importante para a Delegacia Cidadã da cidade de Matinhos.

“O Espaço Acolher, criado no dia 15 de junho, é um passo muito importante que revela a outra faceta da Polícia Civil, que é também acima de tudo, humana. Criamos um espaço próximo à saída, longe das estruturas rígidas da delegacia para acolher as crianças e os adolescentes que sejam as vítimas ou o acompanhante das vítimas”, diz o delegado.

Para que o projeto fosse implantado, os servidores da delegacia se prontificaram em busca de diversas parcerias, para minimizar ainda mais os efeitos negativos nas vidas das vítimas, uma vez que os assuntos tratados escondem realidades impactantes.

“O projeto foi possível em razão das diversas parcerias realizadas pelos servidores da Polícia Civil, assim como o Rotary de Matinhos, que patrocinou alguns imóveis e brinquedos para o espaço. Contamos também com a ajuda da artista local, Juliane Zielak, que fez uma pintura incrível com temas do nosso Litoral”,destaca Fachel.

Diversas foram as pessoas que auxiliaram para que este trabalho fosse desenvolvido. Por isso, para deixar o ambiente ainda mais acolhedor, a artista plástica Juliane Zielak, através de sua obra deseja passar às crianças uma aventura infantil, com isso, trouxe às paredes da delegacia imagens de animais enormes e monstros desenhados em belas paisagens.

Foto: PCPR

Dia a dia da Delegacia

A criação desse espaço foi pensada, pois os números de violência doméstica têm aumentado na cidade de Matinhos e consequentemente as crianças, ao entrar na delegacia, não se sentiam bem e muito menos acolhidas. Agora com esse espaço, as mesmas poderão se distrair daquela realidade difícil.

“O número aqui em Matinhos é bem expressivo, tanto de violência doméstica, como os crimes contra a criança e ao adolescente e precisávamos de um espaço que acolhesse essas crianças e adolescentes nesse período muito particular da vida e bastante traumático, onde precisa de um tratamento mais delicado”, relata o delegado Thiago Fachel, da Polícia Civil de Matinhos.

Com o aumento da violência doméstica na cidade, muitas mulheres aparecem acompanhadas de seus filhos que antes não tinham um ambiente específico para elas, mas agora, poderão ser acolhidos com qualidade.

Local do espaço

O espaço está localizado na frente do cartório de violência doméstica, onde será realizado o serviço especializado para as mulheres vítimas de violência e de uma sala que será utilizada para escutas especializadas e depoimentos.

O delegado confirma que estão em tratativas atendimentos com outros profissionais:

“(Estão em pautas) tratativas para o atendimento com novos profissionais, para que atendimentos mais eficazes possam ser prestados às vítimas”, destacou.

Esse trabalho é desenvolvido para prestar segurança às famílias, pois como este ambiente envolve situações delicadas, exige ações específicas e particulares para não ocorrer uma vitimização e uma exposição da vítima.

Foto: PCPR

Serviço

Para realizar uma denúncia sobre violência doméstica e crimes específicos contra crianças e adolescentes procure a Delegacia Cidadã de Matinhos que funciona 24 horas ligue para (41) 3453-0966.

A Delegacia está localizada na Av. Maringá, Matinhos – PR.

Em alta

plugins premium WordPress