Segurança

Delegado Francischini e autoridades municipais discutem Segurança Pública em Paranaguá

Encontro aconteceu na tarde de quinta-feira, 24

Reunião entre vice-prefeita Fabiana Parro, delegado Fernando Francischini e vereador Halleson Stieglitz debate estratégias para enfrentar criminalidade e proteger a população

Reunião entre vice-prefeita Fabiana Parro, delegado Fernando Francischini e vereador Halleson Stieglitz debate estratégias para enfrentar criminalidade e proteger a população

Na tarde de quinta-feira, 24, Paranaguá recebeu a visita do ex-deputado Delegado Fernando Francischini, presidente estadual do partido Solidariedade, em um encontro com a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, e o vereador Halleson Stieglitz.

A reunião, realizada na sede do jornal Folha do Litoral News, teve como foco principal discutir soluções integradas para os problemas de segurança pública que afetam o município e o litoral paranaense. “A presença do delegado Francischini, que tem um vasto conhecimento na área de segurança, nos permite pensar em soluções práticas”, destacou a vice-prefeita Fabiana Parro.

“O delegado já é um grande parceiro nosso, ele e a Flávia Francischini. Ele tem essa bandeira da segurança e hoje nós conversamos muito também sobre a questão da segurança da mulher na nossa cidade, o quanto isso está sendo pensado. Então, ele com toda a experiência pode com certeza nos ajudar cada vez mais”, reforçou a vice-prefeita.

Durante o diálogo, foram debatidas ações para o combate ao tráfico de drogas, roubos e furtos, além da proteção das mulheres e de grupos mais vulneráveis, como mães de crianças com autismo.

“A gente está visitando os prefeitos, eu como delegado da Polícia Federal, há muitos anos fui oficial da Polícia Militar. E os prefeitos novos, recém-eleitos, têm debatido comigo medidas que eles podem fazer no âmbito municipal dessa integração com as polícias, que são responsabilidade do governador, com a Polícia Federal, que é o governo federal, para que a prefeitura possa também colaborar com a segurança pública. É um momento difícil de ver o crime organizado, as facções criminosas em todo o Brasil aflorando, o crime menor, vamos dizer, o tráfico de drogas nas esquinas, os assaltos aumentando nesse momento em todo o Brasil”, destacou o Delegado Fernando Francischini.

UNIÃO ENTRE PODERES E NÍVEIS DE GOVERNO

FOTO 02 37
“A presença do delegado Francischini, que tem um vasto conhecimento na área de segurança, nos permite pensar em soluções práticas”, destacou a vice-prefeita Fabiana Parro

A vice-prefeita também informou que o prefeito Adriano Ramos, embora ausente por compromissos de agenda, está envolvido no processo e deve participar dos próximos encontros junto a secretários municipais. “Estamos programando um novo encontro com os secretários para transformar essas ideias em projetos concretos”, completou a vice-prefeita.

EXPERIÊNCIA E COBRANÇA POR LEIS MAIS RÍGIDAS

Com mais de 30 anos de atuação na área da segurança, o Delegado Francischini foi direto ao apontar a necessidade de revisão na legislação penal. Segundo ele, o atual sistema falha ao soltar criminosos rapidamente, enquanto os policiais enfrentam burocracia e desmotivação. “Hoje, o policial prende e o criminoso é solto em poucas horas. Isso desmotiva todo o sistema”, criticou Francischini.

FOTO 03 14
“Com essa minha experiência de mais de 30 anos na área de segurança pública, eu tenho que me posicionar e ajudar os prefeitos”, disse o Delegado Francischini

O delegado também enfatizou a importância das guardas municipais, que em muitas cidades possuem efetivo maior que o da Polícia Militar, mas ainda carecem de estrutura e valorização adequada.

“Com essa minha experiência de mais de 30 anos na área de segurança pública, eu tenho que me posicionar e ajudar os prefeitos, não adianta só ficar jogando pedra, criticando apontando os erros. A gente tem que ajudar a achar soluções. A população quer, nas pessoas que representam ela e que tem capacidade técnica, como eu tenho na de segurança, que ajude a buscar soluções. As pessoas estão cansadas de apontar o dedo e não ter soluções”, frisou o delegado.

CÂMARA MUNICIPAL

O vereador Halleson Stieglitz também participou da reunião e ressaltou que o debate sobre segurança pública será levado para a Câmara de Vereadores. Ele defendeu o fortalecimento do diálogo com lideranças da área e a destinação de emendas para investimentos no setor. “Estamos atentos às necessidades da população e vamos levar essas discussões à Câmara para dar andamento às ações necessárias”, afirmou o vereador.

FOTO 04 6
“Estamos atentos às necessidades da população e vamos levar essas discussões à Câmara para dar andamento às ações necessárias”, afirmou o Halleson Stieglitz

“Essa troca de informação e de experiências do delegado Francischini aqui, que já foi delegado, deputado estadual, deputado federal, traz uma vasta experiência para a gente da vida política e nós só temos a ganhar, para o município de Paranaguá. Essa também é uma das nossas frentes de trabalho, juntamente até mesmo com a Flávia Francischini, juntamente com o Coronel Romão aqui de Paranaguá também. Nós temos esse diálogo muito forte aqui com o secretário de Segurança, Nóbrega, também, em relação às emendas, às melhorias a serem feitas. Isso daí com certeza vai ser levado até a Câmara de Vereadores”, relatou o vereador.

Stieglitz também destacou o envolvimento de nomes importantes na segurança local, como a deputada Flávia Francischini, o Coronel Romão, do 9.º Batalhão de Polícia Militar, e o secretário municipal de Segurança, Francisco Nóbrega.

“Paralelo a isso, junto ao vereador Halleson, tivemos uma conversa sobre as mães, mulheres que têm seus filhos autistas. É sempre bom poder ter esse diálogo para que a gente possa realmente crescer e desenvolver a nossa cidade num objetivo sempre olhando para frente”, pontuou a vice-prefeita, Fabiana Parro.

PRÓXIMOS PASSOS

Com o compromisso firmado entre as autoridades presentes, novos encontros devem ser realizados nas próximas semanas para transformar as propostas em ações concretas. Entre as prioridades estão:

– Reforço da Guarda Municipal;

– Criação de programas de prevenção à violência;

– Maior integração entre os órgãos de segurança;

– Combate efetivo à criminalidade organizada;

– Proteção das mulheres e combate ao feminicídio.

Você também poderá gostar

Delegado Francischini e autoridades municipais discutem Segurança Pública em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Delegado Francischini e autoridades municipais discutem Segurança Pública em ParanaguáAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.