Comandante do 8.º GB, Major Emmanuel, destaca formação de guarda-vidas civis e militares para atuação no litoral
A temporada de verão se aproxima e, consequentemente, está chegando a Operação Verão 2010/2020, ação realizada pelo Governo do Estado com foco na segurança pública, bem como saúde, limpeza, saneamento e outros serviços públicos. O Corpo de Bombeiros do Paraná é um dos órgãos mais atuantes durante este período, com presença contínua nos sete municípios litorâneos, com população que passa de 270 mil habitantes e quadriplica durante o verão com a chegada de mais de um milhão de turistas. Segundo o comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB), major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, os preparativos para a Operação Verão 2019/2020 estão em fase final, com um dos focos sendo a formação de guarda-vidas civis e militares para atuação em todo o verão.
“Somos um grupamento de Bombeiros que possui algumas especificidades que outros grupamentos não possuem. Embora a nossa população fora do verão seja relativamente pequena, com 270 mil habitantes, imagine que no verão a gente quase quadruplica esta população. Todas essas pessoas que vêm durante o verão estão de férias praticando diversas atividades, muitos consumindo bebida alcoólica, então nós temos um cenário bastante complexo no verão”, explica o comandante, ressaltando que a Operação Verão, que acontece durante a temporada de verão, anualmente, é a maior do Paraná.
“Temos uma área portuária, ferrovias, oleodutos, BRs, oceano, em outros grupamentos não há bases de busca e salvamento, no litoral temos duas, uma em Paranaguá e outra em Guaratuba. Portanto é um desafio muito grande para nós, mas contamos com uma imprensa responsável aqui e uma equipe de oficiais e praças do 8.º GB que é muito boa, bem como com coordenadorias municipais da Defesa Civil muito atuantes, o que facilita o nosso trabalho”, explica sobre o trabalho na temporada, bem como fora dela em todo o litoral.
Segundo major Emannuel, todo o processo para a Operação Verão 2019-2020 está praticamente pronto no 8.º GB. “Por regra, em abril já é entregue o plano para a Operação Verão e são desencadeados todos os expedientes e ajustes necessários para a operação. Agora, em setembro, estamos com todos os documentos e protocolos iniciados para a Operação Verão e todas as aquisições estão chegando, entre eles fardamento e equipamentos para o pessoal civil e militar”, explica.
Segundo major Emannuel, todo o processo para a Operação Verão 2019-2020 está praticamente pronto no 8.º GB
De acordo com o Major Emmanuel, no dia 30, em Pontal do Paraná às 10h, haverá aula inaugural de guarda-vidas militares para formação de 35 bombeiros. “Será um curso intensivo de um mês e meio e a partir do dia 15 de novembro a gente já espalha esses 35 bombeiros em nossas praias para ativar durante todos os dias alguns postos no litoral inteiro. Lembrando a todos que baixem o nosso aplicativo ‘Bombeiros Paraná’ e procurem onde há postos de guarda-vidas ativos”, explica.
GUARDA-VIDAS CIVIS E MILITARES
Major Emmanuel destacou a importância dos projetos de Guarda-Vidas Civis e Surf Salva. “O Surf Salva é aquele em que chamamos os nossos meninos e meninas do litoral que surfam para fazer um curso de três dias, fazendo este treinamento conosco, entregamos uma lycra e enquanto eles estão surfando podem fazer esses salvamentos”, destacando uma ocorrência em 2012 quando surfistas treinados pelos bombeiros salvaram a vida de um grupo de alemães na Ilha do Mel.
“O projeto dos guarda-vidas civis é mais amplo, em que chamamos pessoas do litoral, fazemos uma pré-seleção, após efetuação das inscrições que estão abertas no nosso site, depois disso eles fazem um teste físico com prova de resistência. Aqueles que tiverem êxito na prova farão um curso intensivo de três semanas, depois eles assinam um termo de adesão ao serviço voluntário dentro de uma lei federal e vão trabalhar em estágio operacional conosco durante a Operação Verão inteira. Durante a operação eles ganham um adicional hoje de R$ 72,00 em uma média de cinco a seis horas por dia. É uma ajuda de custo, mas já para o menino e menina de 18 anos é algo muito bom. Ao final desta operação, nós certificamos esta pessoa que pode trabalhar conosco o ano inteiro”, afirma o comandante do 8.º GB.