Segurança

Corpo de Bombeiros inicia as atividades da Operação Verão 2018/2019

São distribuídos 89 Postos de Guarda-Vidas ao longo dos quase 60 km de extensão no litoral

O verão é tipicamente um período de férias, descanso e lazer. E para que a população possa aproveitar este período, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná trabalha diuturnamente a fim de garantir mais segurança e proteção nas águas do litoral paranaense.

A preparação para a Operação Verão, período que se estende desde o fim de dezembro até a quarta-feira de cinzas (neste ano sendo de 21 de dezembro de 2018 a 6 de março de 2019) tem início ainda no primeiro semestre de cada ano, logo após o encerramento de cada Operação Verão, para que no último mês do ano inicie-se, de fato, o emprego dos Guarda-Vidas.

A fim de que haja uma grande área protegida, são distribuídos 89 Postos de Guarda-Vidas ao longo dos quase 60 km de extensão das áreas frequentadas por banhistas nos diversos balneários do litoral paranaense, passando por Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Ilha do Mel.

A preparação dos Guarda-Vidas também começa cedo. Durante todo o ano, os militares têm suas atividades físicas regulamentares e com a proximidade da atividade na praia, todo o efetivo que atuará no litoral passa por uma reciclagem, em suas próprias unidades de trabalho, com o intuito de relembrar conceitos e técnicas empregados nas ações de resposta a incidentes em meio líquido.

EFETIVO

Neste ano, serão 700 militares atuando em toda a área do 8.º Grupamento de Bombeiros, sendo mantidas as atividades rotineiras da unidade (como análise de projetos de prevenção contra incêndio e pânico, vistorias e atendimentos à população) e somando-se as específicas deste período (prevenção e salvamento aquáticos). Do total deste efetivo, 448 militares são oriundos das 17 Organizações Bombeiro-Militar espalhadas pelo Estado.

Além do serviço prestado pelo Guarda-Vidas, que fica de prontidão nas areias do nosso litoral, existem, também, as funções de coordenador de setor, militar responsável pelas rondas e fiscalização da orla; operadores de embarcações de resgate, bombeiros que pilotam as motoaquáticas, lanchas e botes de salvamento; oficiais de área e comandantes das subáreas e estado maior, que, além da gestão durante toda a Operação Verão, também realizam rondas periódicas na orla do litoral.

Contabilizando-se todo esse efetivo, do total expresso anteriormente, serão 403 bombeiros que atuarão diretamente nas areias do litoral de nosso Estado, além do reforço de 45 militares no efetivo operacional (tanto nos caminhões de combate a incêndio quanto nas ambulâncias de atendimento pré-hospitalar).

Desse quantitativo, atuarão, em conjunto com os Bombeiros Militares, 23 Guarda-Vidas Civis, jovens que fizeram treinamento com o Corpo de Bombeiros e, após rigorosos testes e períodos de reciclagem, integram o efetivo que zela pela segurança dos banhistas. Tudo isso para que os veranistas possam aproveitar da melhor maneira seu período de diversão.

CUIDADOS PARA GARANTIR A SEGURANÇA

É importante salientar que, mesmo com todos os recursos disponíveis (guarda-vidas na areia, embarcações na água e aeronaves no ar), cada banhista também é responsável por sua própria segurança e alguns cuidados básicos devem ser tomados para que um momento de alegria e diversão não se transforme em desespero e tristeza, como por exemplo: entrar no mar somente de forma consciente, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas; conhecer sua capacidade natatória, evitando superestimá-la; acompanhar as crianças para que aproveitem o mar de forma segura; permanecer onde há segurança, onde “dá pé” e, principalmente: nadar sempre entre as bandeiras de sinalização na área protegida por Guarda-Vidas.

foto2 (14)

APP CORPO DE BOMBEIROS

Já está disponível para ser baixado gratuitamente, nas lojas Play Store e App Store, tanto para aparelhos Android quanto IOS, o aplicativo do Corpo de Bombeiros do Paraná, pioneiro no Brasil por ser desenvolvido através do Protocolo de Alerta Comum (Common Alerting Protocol – CAP), sistema adotado pela Organização Meteorológica Mundial. Através desse sistema de alerta, atrelado à geolocalização, o usuário receberá informações em seu celular sobre tempestades, raios e chuvas fortes.

Além desta funcionalidade, a população tem a sua disposição a indicação de todos os Postos de Guarda-Vidas (PGV) ativos e a rota para chegar ao mais próximo.

O Corpo de Bombeiros da PMPR trabalha há 106 anos guardando e protegendo a vida de toda população do Estado e inicia, neste fim de ano, mais uma Operação Verão, para que os cidadãos possam desfrutar, com segurança e tranquilidade, seus momentos de descanso e lazer.

Fonte: Polícia Militar do Paraná – Comando do Corpo de Bombeiros – Operação Verão – Costa Leste 2018/2019

Você também poderá gostar

Corpo de Bombeiros inicia as atividades da Operação Verão 2018/2019

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.