O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), tenente-coronel Rui Noé Barroso, citou a importância do projeto e união entre Poder Público e setor privado.
"Esta reunião, como várias que já foram realizadas, além de assuntos relativos à segurança pública de Paranaguá e do litoral, discorreu sobre assuntos do projeto já em andamento do monitoramento de câmeras no perímetro urbano, portuário, de vias e periferia de Paranaguá", destaca, ressaltando que a cada reunião novos entes se fazem presentes, interessados no programa.
"Foi deliberada a evolução do projeto, com questões, melhorias e ideias que foram trazidas", explica. Barroso apresentou aos presentes os pontos estratégicos definidos pela PM para instalação das câmeras, algo que ainda será definido com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsáveis, respectivamente, pelas avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna.
Barroso ainda destacou que as câmeras poderão ser instaladas com uma posterior criação de uma central de monitoramento com presença de autoridades municipais, estaduais e federais, algo que poderá ocasionar uma maior prevenção e ação contra a criminalidade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), através de representantes na reunião, afirmou que está à disposição para apoiar o projeto, porém precisa ver a dimensão do que será feito para ver as melhores formas de colaboração no projeto conjunto.
O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, ressaltou que o município, por meio do prefeito Marcelo Roque, está em conversas avanças com DER e DNIT para, com a efetivação de convênio, propiciar iluminação pública de LED nas avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna, que são responsabilidade de Estado e União respectivamente.
"Esta reunião promovida pelo Conseg, com participação de empresas e APPA, é vista com bons olhos pelo município, que colaborará no monitoramento de câmeras, algo primordial dentro da segurança pública, colaborando em provas para a investigação acontecer", explica, destacando que a prefeitura revitalizou o monitoramento por câmeras em Paranaguá.
“Arrumamos este setor, ampliando para 17 câmeras presentes, coibindo crimes e consumo de drogas. Isto colabora não só na sensação, mas na segurança de fato da população”, completa.
“É fundamental esta união de esforços entre todos estes organismos, pois fortalece a segurança em Paranaguá, não só na questão das vazadas, mas também em outros crimes. Diante disso, temos sensação clara de que crimes serão evitados e que a autoria de crimes cometidos terão autoria definida com maior rapidez. Esta iniciativa do Conseg de Paranaguá com os atores desta estrutura que está sendo montada demonstra que a população está unida em prol do fortalecimento da segurança no município”, finaliza o delegado-chefe da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro