conecte-se conosco

Segurança

Comandante-geral da PMPR se reúne com prefeitos do litoral para planejar Operação Verão 2022/23

Período será iniciado no dia 19 de dezembro

Publicado

em

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Matinhos, na sexta-feira, 23, para uma reunião com os prefeitos e representantes dos municípios do litoral do Paraná. O objetivo foi ouvir as demandas de cada cidade para a Operação Verão 2022/23.

“Viemos conversar com os prefeitos para ver quais são as demandas de cada município e aquilo que a Polícia Militar pode fazer de diferente porque a realidade de cada município é diferente. Interagimos, conversamos, os prefeitos trouxeram boas sugestões, os apoios das prefeituras são fundamentais para a PM na Operação Verão”, afirmou o coronel Hudson.

Nessa temporada, a região contará com o acréscimo de efetivo policial. “Teremos acréscimo de viaturas, de efetivo, outras modalidades de policiamento, todo o litoral do Estado será reforçado, não só a orla, mas também Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Na Ilha do Mel haverá um reforço expressivo de policiamento”, destacou o coronel Hudson.

Novidades

Ele ainda contou as novidades da próxima operação.

“Nós teremos a locação de veículos diferenciados para patrulhamento na areia, veículos elétricos também. Temos sempre uma aeronave à disposição, neste ano teremos duas, uma para atender o aeromédico, a saúde, e outra exclusivamente para o serviço policial”, acrescentou o coronel Hudson.

Os municípios receberão uma atenção ainda maior nos períodos de maior movimento, como Ano Novo e Carnaval. “Além do efetivo que ficará fixo, teremos cerca de 900 policiais que participarão de forma flutuante na Operação. O Comando de Missões Especiais deslocará efetivo para dar segurança e tranquilidade para que as pessoas possam se divertir de forma pacífica e tranquila nesse período de Natal, Ano Novo, Carnaval e outros eventos que porventura tenham nos municípios”, frisou o coronel Hudson.

Planejamento

Segundo o comandante geral, a Operação Verão é uma das mais importantes que a Polícia Militar do Estado do Paraná tem ao longo do ano. “Por isso, antecipamos essa reunião, temos um planejamento por parte da PM, ocorrerão ajustes finos agora depois do que nos trouxeram de realidade de demanda para cada município e de agora até o início da Operação Verão, que é no dia 19 de dezembro, nós ajustaremos para que tudo ocorra da forma mais tranquila possível”, disse.

“Acreditamos que haverá a visita de muitos turistas e, se necessário, vamos reforçar ainda mais o efetivo com as tropas que teremos de reserva”, completou coronel Hudson.

Expectativa dos prefeitos

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, afirmou que a reunião foi importante para alinhar as demandas do município com a Polícia Ambiental, PM e Corpo de Bombeiros. “Tudo para que a gente possa ter uma Operação Verão segura e eficiente. A polícia já tem todo um planejamento e nós pudemos colocar algumas adequações e temos a certeza de que será uma operação de muito sucesso”, disse Gimenes.

O secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, representou o prefeito Marcelo Roque. “Trouxe algumas demandas e também apresentei todo o trabalho e estrutura que a Guarda Civil Municipal vem montando para trazer mais segurança para o município de Paranaguá com pontos positivos, principalmente na parte tecnológica”, destacou João Carlos.

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, lembrou que o movimento de turistas no município ocorre durante todo o ano e se intensifica na temporada de verão. “Esse olhar diferenciado da Polícia Militar já foi muito bom, no último verão tivemos um policiamento efetivo em Morretes e Antonina, com a parceria dos prefeitos do litoral”, afirmou Brindarolli.

O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, disse que tem investido muito no turismo da cidade. “Isso somado a esse grande potencial que ficou represado durante a pandemia, deve trazer muita gente a todos os municípios do litoral. Daí a importância dessa reunião com todo o comando para estabelecer os parâmetros da Operação Verão. Saio bastante satisfeito, entusiasmado por ver esse olhar carinhoso sobre o litoral. O tema da segurança pública hoje é um dos mais importantes para a comunidade em geral”, frisou José Paulo.

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, falou sobre a expectativa da temporada para o município que é um dos mais visitados na região, principalmente pelas obras que estão em andamento de dragagem para engorda da orla. “Será uma temporada atípica, passamos dois anos praticamente sem turismo, agora temos o maior investimento da América Latina sendo feito em Matinhos. Com a saída da pandemia, o turismo vai, no mínimo, dobrar. O coronel Hudson veio a Matinhos junto aos prefeitos do litoral e nos deu a certeza de que aumentará o efetivo e a capacidade de segurança, o que nos deixa muito feliz”, ressaltou.

O prefeito em exercício de Guaratuba, Edison Camargo, representou o prefeito do município, Roberto Justus. “O comando da PM fazendo essa reunião, trazendo equipamentos e aumentando o efetivo de policiais, temos a certeza de que a Operação Verão será um sucesso no litoral do Paraná. Guaratuba irá começar com o Sempre Natal, depois teremos o Réveillon e depois o Carnaval que é o melhor do Estado”, afirmou Camargo.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros, que também é fundamental para garantir a segurança dos veranistas durante a Operação Verão, esteve presente na reunião com a presença do Coronel Gelson Marcelo Jahnke, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná. “A expectativa é uma das melhores, tendo em vista o incremento que vamos ter em relação ao nosso efetivo, em torno de 10% a mais de pessoas para fazer a segurança dos banhistas, principalmente com o novo curso de Guarda Vidas Civil”, disse o coronel Marcelo.

Em alta

plugins premium WordPress