Segurança

Comandante do 9.º BPM faz balanço do exercício simulado em Paranaguá

Treinamento ocorreu na noite de terça-feira, 11

Na noite de terça-feira, 11, ocorreu um exercício simulado da Polícia Militar em Paranaguá, denominado “Domínio de Cidades”, crime que tem sido registrado em algumas regiões, é também conhecido como “Novo Cangaço”, e se caracteriza pela ação de organizações criminosas fortemente armadas que fecham as cidades para praticar assaltos.

Para treinar os policiais sobre como agir em casos como esse, o 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) realizou esse treinamento em frente ao batalhão, na Vila São Vicente, e na empresa Protege, localizada no bairro Tuiuti. Por se tratar de um ataque simulado, o 9.º BPM utilizou munições de festim, pirotecnia, pneus queimados e muita movimentação de viaturas pela cidade.

i6 3wqu8
“O simulado foi um sucesso, pois atingiu os objetivos”, afirmou o comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Durval Tavares Junior

O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Durval Tavares Junior, explicou que o objetivo foi treinar os integrantes do 9.º Batalhão no caso de uma grave perturbação da ordem pública, como é o caso de uma situação de Novo Cangaço ou Domínio de Cidade. “Após a realização do simulado, cujo objetivo foi treinar os integrantes do 9º Batalhão no caso de uma grave perturbação da ordem pública, como é o caso de uma situação de Novo Cangaço ou Domínio de Cidade. Foi possível verificar o tempo de resposta do efetivo de serviço para retomar a Sede do Batalhão e se posicionar nos pontos de bloqueio que “fecham” o litoral, e também, verificar o tempo de resposta da Inteligência em identificar a quantidade de marginais, armamentos, veículos, existência de reféns, entre outras informações, visando analisar qual o tipo de resposta que a Polícia Militar poderia dar”, contou.

bwptn h1

Em abril deste ano, o batalhão da Polícia Militar de Guarapuava, no Paraná, e uma empresa de valores foram alvos de criminosos. O ataque causou medo nos moradores, um policial morreu e outro ficou gravemente ferido. O caso mobilizou os órgãos de segurança para atualizarem o Plano de Contingência para atuar em situações semelhantes através de exercícios simulados.

Várias unidades de Polícia Militar no Estado têm realizado os exercícios simulados com treinamento para a atuação em um possível crime de Domínio de Cidades ou Novo Cangaço, como são chamados.

04yadwl4

Segundo o comandante Tavares, a ação não contou com o apoio das Unidades Especializadas. “Infelizmente não foi possível contar com o apoio das Unidades Especializadas (RONE, CHOQUE, Operações Aéreas e BOPE), mas tivemos apoio da PM Ambiental e PM Rodoviária, nos auxiliando nos pontos de bloqueio”, explicou.

O simulado ocorreu debaixo de muita chuva na cidade. O comandante do 9.º BPM, Coronel Tavares, afirmou que o treinamento atingiu os objetivos. “O simulado foi um sucesso, pois atingiu os objetivos, sabendo o tempo de resposta que a Polícia Militar pode dar numa situação real; o tempo de reunir o pessoal que estava de folga; correção e inclusão de novas estratégias, ou exclusão de outras, tudo visando o aperfeiçoamento dos integrantes do 9.º BPM para uma ocorrência que esperamos que nunca aconteça”, afirmou.

lswpotbv

O simulado foi realizado em frente a sede no 9.º BPM, localizada na Rua Domingos Peneda, n.º 2488 (Vila São Vicente); e na sede da empresa Protege, localizada na Rua Xavier da Silva, n.º 520 (Bairro Tuiuti). Ambos os locais foram isolados para a realização do exercício no dia 11 de outubro.

Fotos: PMPR

Comandante do 9.º BPM faz balanço do exercício simulado em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Comandante do 9.º BPM faz balanço do exercício simulado em Paranaguá

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.