Durante esta semana, os 43 alunos pertencentes ao quadro militar do Corpo de Bombeiros do Paraná deram prosseguimento ao curso de guarda-vidas que está sendo realizado em Matinhos. De acordo com a assessoria do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB), os alunos passaram por processo seletivo interno em várias regiões do Paraná e, atualmente, estão sendo preparados para reforçar a equipe de guarda-vidas atuante na temporada de verão 2018-2019 que será iniciada no final de dezembro. O curso teve início no dia 2 de outubro.
Segundo a assessoria de Comunicação Social do 8.º GB, a equipe de guarda-vidas é essencial para a segurança de turistas e moradores no litoral, nas praias e pontos de banho presentes nos municípios da região. Ainda de acordo com os Bombeiros, além dos cursos de especialização, futuramente será construída a Escola de Formação de Bombeiros, que somará ainda mais forças para a estruturação do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Esta foi a terceira semana de curso, quando se passou praticamente a metade do tempo previsto para as aulas teóricas e práticas. "Algumas disciplinas mais básicas, como Primeiros Socorros em Meio Líquido e Deontologia, já estão finalizando. Outras, como Educação Física Militar, Natação, Patrulhamento Terrestre e Salvamento Aquático, estão em pleno andamento", explica a assessoria.
"Após essa fase, os alunos entrarão no período de estágio operacional com um total de 390 horas. Nele, os futuros Guarda-Vidas exercerão atividades de prevenção e salvamento aquático no litoral junto a outros bombeiros militares mais experientes", explica o 8.º GB. Por fim, segundo o Corpo de Bombeiros, o cumprimento de todo o curso exige um grau alto de comprometimento, retidão moral e disciplina física por parte dos alunos.
"Uma vez atingidas, estas exigências farão com que os alunos concluam o curso com sucesso e recebam, ao final, o valoroso brevê de guarda-vidas", finaliza.
Fotos: Corpo de Bombeiros/8.º GB