A situação é de atenção no litoral do Paraná, onde as fortes chuvas que atingem a região desde terça-feira, 23, causaram alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
O Corpo de Bombeiros do Paraná, através do 8.º GB, está empenhado em socorrer as famílias que ficaram ilhadas ou desabrigadas por conta da enchente.
Segundo o último balanço divulgado pela corporação, foram realizados 45 resgates de pessoas em áreas alagadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Outra informação repassada pela comunicação dos Bombeiros é que 134 pessoas foram retiradas dessas áreas de risco. As vítimas foram encaminhadas para abrigos montados pela Defesa Civil nos municípios afetados.
Em Guaratuba, foram 24 pessoas acolhidas; em Matinhos, 16; e em Pontal do Paraná, 6.
Além dos resgates, os bombeiros também atenderam dois casos de deslizamentos de terra: um em uma residência no Balneário Prainha, em Matinhos, sem vítimas; e outro na rodovia do Ferry boat, em Guaratuba, também sem vítimas. Outro incidente registrado foi a queda de uma árvore sobre uma residência em Matinhos, sem vítimas.
O Corpo de Bombeiros do Paraná alerta para os riscos de permanecer em áreas alagadas ou próximas a encostas e recomenda que a população siga as orientações da Defesa Civil e dos órgãos de segurança.
A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias, podendo agravar a situação no litoral do estado.
Orientações
A capitã Débora Kolossoskei, responsável pela Comunicação do Corpo de Bombeiros do Paraná no litoral, durante o Verão Maior Paraná, passou algumas orientações para a população se manter segura diante de situações de alagamentos.
“A orientação é que se estiverem em condição de risco, ou seja, o nível da água esteja na iminência de entrar na residência, sim, devem contatar o Corpo de Bombeiros (193) para retirada da família. A orientação é que os moradores das áreas de risco saiam enquanto há possibilidade de saírem por conta e em segurança. Procurem um local seguro, sejam os abrigos municipais ou casa de familiares/amigos”, alertou a capitã.
Condições do tempo
De acordo com o Simepar, o tempo seguiu instável no Paraná na madrugada de terça para quarta-feira. No litoral, o registro foi de chuva moderada, especialmente na região da serra do mar. “Ao longo da terça-feira choveu mais de 200 mm na estação de Guaratuba. A média histórica do mês de janeiro gira perto de 385 mm”, divulgou o Simepar.
Para a quinta-feira, 25, a previsão é de chuva fraca, eventualmente moderada, a partir do litoral, com temperaturas amenas.
Atendimentos
– 45 resgates de famílias em áreas alagadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, totalizando 134 pessoas retiradas dessas áreas de risco.
Foram encaminhadas para abrigo:
– 24 pessoas em Guaratuba
– 16 pessoas em Matinhos
– 6 pessoas em Pontal do Paraná
– 2 deslizamentos de terra (1 em residência- sem vítimas, no Balneário Prainha em Matinhos e – 1 na rodovia do ferry-boat em Guaratuba / sem vítimas)
– 1 queda de árvore em residência em Matinhos (sem vítimas)