A Itaipu Binacional recebeu da ABIN o “Relatório de Avaliação de Riscos aos Conhecimentos Sensíveis” da entidade neste mês. A entrega foi feita por integrantes da Agência na sede da usina, em Foz do Iguaçu/PR. A Itaipu é líder mundial na produção de energia renovável.
O Relatório é parte da implantação do Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Sensível (PNPC) na instituição. O documento é resultado de ações desenvolvidas pela ABIN na Itaipu entre novembro de 2017 e julho de 2019.
Ao entregar o documento para o diretor-geral da entidade, general Joaquim Silva e Luna, o superintendente da ABIN no Paraná assegurou que “a Agência estará sempre à disposição para o desenvolvimento de atividades de proteção do conhecimento em Itaipu”.
Silva e Luna reforçou a relevância da proteção dos conhecimentos sensíveis. “Cuidar da segurança [das informações] não é uma opção; é uma necessidade”, afirmou o general, garantindo que envidará esforços para a execução das recomendações apresentadas.
A finalidade do trabalho foi a adoção de medidas e procedimentos de proteção do conhecimento, considerando a legislação vigente e as características específicas da entidade binacional.
Fonte: Agência Brasileira de Inteligência