Portaria que oficializa a participação da ABIN e do GSI na Comissão Permanente de Gestão de Riscos Biológicos e Biossegurança (COMBioLAB) nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) foi publicada, no Diário Oficial da União, na última segunda-feira – 30 de setembro.
O conselho consultivo da Comissão contará com a participação de oficiais de Inteligência do Departamento de Inteligência Estratégica (DIE) da ABIN. Já o GSI será representado por profissionais do Departamento de Assuntos de Defesa Nacional.
Também integram a Comissão técnicos da rede do LFDA, Ministério da Defesa, Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa/OMS), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa, Polícia Federal (PF) e Ministério da Saúde (MS).
Laboratórios Federais Agropecuários
Os LFDA’s são os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) responsáveis pelo controle e inspeção de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados em todo o país.
À COMBioLAB caberá o monitoramento de toda rede nacional de LFDA’s que manipulam agentes biológicos. Serão feitas avaliações técnicas, classificações de risco e emissão de pareceres.