Segurança

9.º BPM realiza reunião para definir detalhes de treinamento simulado

Exercício será realizado no início de outubro

rc0lwr6

O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) realizará, no início de outubro, em data ainda a ser confirmada, um treinamento simulado do crime “Domínio de Cidades”. O delito se caracteriza pela ação de organizações criminosas fortemente armadas que fecham as cidades para praticar assaltos. O objetivo é treinar os profissionais e obter respostas quanto a ação policial e dos demais órgãos envolvidos.

Na manhã de quarta-feira, 14, foi realizada uma reunião no 9.º BPM, em Paranaguá, para o planejamento da ação. “O planejamento já vem sendo feito e agora começamos as atividades práticas para que seja realizado o simulado. Contaremos com a parceria do BOPE, Samu, Corpo de Bombeiros, Rone, Batalhão de Operações Aéreas (BPMoa), Guarda Municipal, que efetivamente irão atuar durante o simulado”, afirmou o comandante do 9.º BPM, tenente-coronel major Durval Tavares Junior.

Segundo o comandante, devem fazer parte do simulado cerca de 60 policiais militares. “O próximo passo é fazer o treinamento daquilo que já foi definido na reunião, como a tomada do quartel, a tentativa de roubo a empresa Protege, depois a retomada do quartel para salvar os policiais”, ressaltou o major Tavares.

O simulado ocorrerá no período noturno e tudo será amplamente divulgado para a população “Vamos divulgar através dos órgãos de imprensa e também com faixas para avisar os moradores perto do Batalhão e da empresa Protege, aos clubes de tiro, aos órgãos oficiais, já estamos providenciando isso. A orientação é para que a população não se aproxime, vamos aproveitar o curso de formação de praças, que vão auxiliar no bloqueio das vias impedindo o acesso de todas as pessoas nos locais onde vai ocorrer o simulado”, recomendou o comandante.

sotv731j
O simulado será realizado em frente à sede do 9.º BPM (Vila São Vicente) e em frente à empresa Protege (Bairro Tuiuti)

Objetivo

O treinamento simulado tem como objetivo treinar policiais militares no caso de ataques, com a utilização de todos os meios necessários, visando dissuadir o ataque e pontos de bloqueio para evitar a fuga. A ação contará com queima de pneus em ambos os locais, uso de pirotecnia e munições de festim, além de movimentações de tropas e viaturas. 

Tanto a sede no 9.º BPM, localizada na Rua Domingos Peneda, n.º 2488 (Vila São Vicente); como a sede da empresa Protege, localizada na Rua Xavier da Silva, n.º 520 (Bairro Tuiuti), serão isoladas para a realização do exercício na data marcada. Todo o simulado será acompanhado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Paraná.

“Temos o plano de contingência, que a gente já fez a instrução com efetivo com relação a isso. Mas, o importante é saber o tempo de resposta que eu tenho. Se eu tenho uma equipe da Rotam, por exemplo, em serviço em Paranaguá, mas se isso acontece em Matinhos, quanto tempo leva para chegar a Matinhos. O simulado nos ajuda a saber sobre o tempo que temos para agir”, afirmou o comandante.

Você também poderá gostar

9.º BPM realiza reunião para definir detalhes de treinamento simulado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


9.º BPM realiza reunião para definir detalhes de treinamento simuladoAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.