O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), promoverá na terça-feira, 1.º, o lançamento da Operação Vida, parte do Programa Mulher Segura. O evento acontecerá às 19h, na sede da ACIAP, localizada na Rua Rodrigues Alves, 621, em Paranaguá, e contará com a presença de representantes da segurança pública, do Poder Judiciário, do Ministério Público e outros convidados.
A iniciativa busca fortalecer as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher, ampliando as políticas públicas voltadas ao acolhimento e à segurança das vítimas. De acordo com a Cabo da Polícia Militar, Renata Mendes, que atua na Patrulha Maria da Penha, juntamente com o 3.º Sargento Adenildo Gonçalves, o trabalho da Polícia Militar vai além do atendimento a ocorrências, focando também no amparo, proteção e encaminhamento das mulheres em situação de violência doméstica.

“Vemos a preocupação do Estado dentro das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da problemática envolvendo mulheres em situação de violência doméstica. Este ano, com a ampliação do programa para outros municípios, mais mulheres serão alcançadas e teremos um enfrentamento mais amplo no combate e prevenção à violência doméstica”, destacou a cabo Renata.
Criado em abril de 2024, o programa Mulher Segura foi inicialmente implementado em Paranaguá e seguiu até dezembro do mesmo ano. Agora, em 2025, ele será expandido para os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Guaratuba, trazendo novos eixos de atuação para atender ainda mais mulheres.
Cabo Renata contou que os assuntos abordados são de grande relevância para a sociedade, tendo em vista a necessidade de se discutir o tema. “Teremos outros profissionais que atuam nesse enfrentamento, além da nossa equipe que presta o atendimento especializado à mulher após uma ocorrência. Teremos representantes da Polícia Civil, Ministério Público e do Judiciário que apresentaram suas linhas de trabalho, cada um dentro de suas atribuições”, reforçou a cabo Renata.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACIAP, Jacqueline Guimbala, ressaltou a importância da parceria com a Polícia Militar. “Trabalhamos para ampliar oportunidades, promover a igualdade e gerar impacto positivo em nossas comunidades. Acreditamos que segurança e autonomia caminham juntas, e o programa Mulher Segura se torna um alicerce fundamental para que as mulheres possam se fortalecer com confiança”, afirmou.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo a presidente do CMEC da ACIAP, uma mulher segura tem voz, tem poder de escolha e contribui ativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade. “Receber este evento reforça nosso compromisso com a valorização da mulher em todos os aspectos da vida. Juntas, seguimos construindo um futuro mais justo, forte e seguro para todas”, concluiu.

Já a secretária municipal da Mulher de Paranagua, Daiane Christakis, que apoia a iniciativa, reforçou que o programa será mais um canal de apoio para que mulheres possam acessar políticas públicas essenciais. “É um programa muito importante para a segurança da mulher aqui no nosso município. Nesse programa, a gente tem mais uma porta aberta para o auxílio da mulher para acessar as políticas públicas, principalmente, inclusive, a Secretaria da Mulher aqui no nosso município”, afirmou.
A Operação Vida se soma aos esforços de diferentes entidades no combate à violência de gênero. “Sua presença é muito importante para a divulgação desta iniciativa em prol de uma sociedade mais segura e justa”, convidou a assessoria de comunicação do 9.º BPM.
