conecte-se conosco

Religiosidade

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebe romeiros de Mandirituba e São José dos Pinhais

Cerca de 45 devotos participaram de programação especial no domingo, 11

Publicado

em

Foto: Divulgação / Santuário do Rocio

No domingo, 11, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebeu romeiros das cidades de Mandirituba e São José dos Pinhais. Cerca de 45 devotos saíram cedo de suas casas com destino a Paranaguá. Chegando ao santuário, eles participaram da missa das 9h e em seguida saíram em procissão pela Praça da Fé, localizada em frente à igreja. O momento foi encerrado com a bênção aos romeiros.

A recepção das romarias no Santuário do Rocio acontece com o grupo de voluntários da Pastoral do Turismo, quando organizam um café da manhã para acolher os devotos que chegam ao local sagrado e posteriormente seguir participando de uma programação especial.

“O Santuário do Rocio sempre fica movimentado quando chegam as romarias, até porque trata-se de uma data diferente. Há uma equipe de voluntários que se mobiliza para isso, o santuário fica preparado. A programação das missas tem uma adaptação para que esse momento eucarístico tenha a presença dos romeiros, seja feita voltada a eles, com a missa das 9h e das 11h”, contou o coordenador da Pastoral do Turismo, do Santuário do Rocio, Jhonatan Luiz.

Procissão com o Manto de Nossa Senhora do Rocio aconteceu em torno do santuário. (Foto: Divulgação / Santuário do Rocio)

Programação

Após quase dois anos sem a realização das tradicionais romarias, o Santuário do Rocio conseguiu retornar com esse momento em março deste ano. No domingo, 11, os peregrinos participaram da missa das 9h, presidida pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e em seguida realizaram a procissão com o manto e andor da Padroeira do Paraná.

Foto: Divulgação / Santuário do Rocio

A programação do Santuário nos dias de romaria começa geralmente a partir das 6h, os romeiros chegam a partir desse horário e é feita uma acolhida junto com algumas pastorais, no caso a Pastoral do Turismo, que é a responsável, mas também a Pastoral dos Guardiões de Nossa Senhora, que também nos ajuda. Então, há uma acolhida a esses romeiros, que logo depois vão tomar café da manhã. Às 8h na igreja há uma recitação do Santo Terço e às 9h os romeiros participam da missa que também é transmitida pelo Facebook e YouTube do Santuário. No final da missa fazemos atividade que é voltada aos romeiros, que é a entrada com o andor de Nossa Senhora e depois a saída com o manto da igreja para uma procissão em torno do santuário para que eles possam ter esse momento de fé e devoção com louvores e orações, e esse roteiro é feito no bairro do Rocio. Depois, a partir das 10h30, a gente faz uma visita guiada com eles ao santuário e conhecem a gruta, a sala dos milagres, a gente faz uma contextualização de toda a história da devoção de Nossa Senhora e a partir das 11h30 eles já estão liberados para o almoço. Alguns romeiros ficam em Paranaguá no período da tarde e conhecem outros pontos históricos da cidade e a nossa Pastoral do Turismo também acompanha”, explicou Jhonatan Luiz.

Foto: Divulgação / Santuário do Rocio

Pastoral do Turismo

Atualmente, a Pastoral do Turismo possui em torno de 15 integrantes que compõem o grupo e auxiliam nas romarias. Todos são devidamente identificados com um colete. “A função da Pastoral do Turismo é fazer esse trabalho com os romeiros. Hoje temos um grupo de 15 pessoas, que auxilia nas romarias, desde a acolhida, o almoço, do café com a organização do salão, nas visitas guiadas, no trabalho de preparação com o andor, do manto, enfim, a gente acaba sendo o ponto de referência para atender os romeiros nesse período em que eles estão no santuário. É muito importante para mim poder fazer parte, pois receber pessoas que muitas vezes atravessam todo o estado, sendo que a gente já teve situações de romeiros que vieram de Foz do Iguaçu, ou seja, atravessaram o estado para vir fazer a sua devoção, seu agradecimento a Nossa Senhora do Rocio. É um sentimento de muita alegria, de renovação da fé, poder participar de momentos como este, sempre engrandece o nosso coração”, disse o coordenador da Pastoral do Turismo, do Santuário do Rocio.

Jhonatan Luiz é o coordenador da Pastoral do Turismo, que hoje conta com aproximadamente 15 integrantes

A expectativa é que ainda para este ano o santuário deva receber várias romarias de vários lugares do Brasil, tendo em vista, também, a aproximação da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2022. O interessado em participar como voluntário da Pastoral do Turismo pode ir até a secretaria do santuário ou ligar para (41) 3423-2020 e informar a intenção de fazer parte do grupo.

Agendamento de romarias

Para os devotos que desejarem chegar no sábado, o santuário viabiliza hospedagem em hotel próximo do templo religioso com valores acessíveis. “Caso queiram, conseguimos passeios de barco pela baía de Paranaguá no período da tarde de domingo, após o almoço, também com preços acessíveis para grupos de 30 pessoas (R$ 25,00 por pessoa). Enfim, entrem em contato conosco para mais informações, na secretaria do Santuário podem falar com a Valéria: (41) 3423-2020”, disse o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.

Foto: Divulgação / Santuário do Rocio

Em alta

plugins premium WordPress