Na noite de segunda-feira, 31, aconteceu a investidura de 19 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A cerimônia é feita com um rito a ser seguido durante a missa, em que os candidatos são eleitos e aguardam a sua investidura juntamente com o padrinho ou a madrinha escolhida. Na sequência, o novo MECE é apresentado oficialmente à comunidade podendo servir na própria igreja ou em qualquer outra no mundo todo.
“Parabéns aos 19 novos Ministros da Eucaristia que foram investidos e acolhidos. Que Deus continue os abençoando e a Mãe do Rocio interceda por todos, para que possam servir ao altar com amor, alegria e humildade”, informou o Santuário do Rocio.
A missa de investidura dos novos ministros foi presidida pelo Missionário Redentorista padre Dirson Gonçalves, reitor do santuário. A cerimônia contou também com a presença e renovação dos ministros que já serviam na igreja para que continuem nessa missão. Familiares, amigos e comunidade em geral acompanharam todo o rito.
“Para o santuário é uma alegria poder contar com esses 19 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), porque eles são a grande força no santuário. Nós teremos só na festa 76 celebrações, é muita coisa durante 10 dias, então a gente agradece o ‘sim’ desses novos, pois não é somente na festa que a gente precisa, é o ano todo. O santuário tem celebrações todos os dias, no domingo temos quatro horários e geralmente para cada dia, em cada horário, a gente usa no mínimo quatro ministros, então é bastante demanda e a gente agradece. Além de trabalharem nas celebrações no santuário, nós precisamos deles também para ajudar na distribuição da comunhão para os enfermos nas casas, os idosos que não virem até a igreja, então a gente agradece muito”, destacou o padre Dirson Gonçalves.
Durante o mês de outubro, ocorreram momentos de preparação para os novos ministros, com a formação teórica e prática na igreja, sob a orientação do reitor do santuário e da coordenação dos MECEs. Após o período de preparação e absorção de conhecimentos, o rito da investidura marca a coroação do novo ministro.
FUNÇÃO
“O papel do ministro é de levar a Eucaristia, que é Jesus vivo na hóstia santa, para as pessoas que mais precisam, seja na presença da missa, seja na casa, àqueles que são visitados porque estão enfermos, os idosos, então essa é a função do ministro, zelar pela sagrada comunhão e levá-la até os que mais precisam”, explicou o reitor do santuário.
Com a chegada dos novos que receberam a investidura, o Santuário do Rocio tem, atualmente, 84 ministros. “É um bom time de ministros e todos já vão atuar nas missas e novenas da Festa da Padroeira de 2022”, anunciou o padre.
MECE
O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão de distribuir a Comunhão Eucarística aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, como aos enfermos e impossibilitados de participarem da Santa Missa, entre outras funções. O ministério é um serviço na caridade e está a serviço da unidade da comunidade, pois, estando a serviço da Eucaristia, o Ministro Extraordinário tem essa importante missão na Igreja Católica. Os Ministros são homens e mulheres de reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, sólida piedade eucarística e comunhão frequente.
ACOLHIMENTO
“Eu fiquei muito feliz com a celebração da investidura dos ministros, foi um momento bonito, emocionante, eu percebia no olhar dos ministros novos uma alegria por estar ali e isso é muito positivo. E eu percebi também, naqueles que já são ministros, uma alegria em poder acolher os novos, essa integração é muito importante, essa parceria, essa amizade, essa fraternidade é muito importante dentro do ministério e eu fiquei muito feliz e rezo para que todos sejam perseverantes e sejam felizes nessa missão que estão assumindo”, contou o padre Dirson Gonçalves.