No sábado, 14, foi realizada a cerimônia de premiação do II Concurso de Poesias do Santuário do Rocio, promovido pelo Santuário do Rocio e organizado pela Pastoral da Educação. A solenidade aconteceu no Salão Social da Igreja e reuniu dezenas de pessoas que puderam experimentar um momento especial de cultura e devoção à Mãe do Rocio.
Os cinco primeiros candidatos classificados receberam um troféu e o certificado de participação. Ao todo, 15 poemas foram inscritos e avaliados pela Comissão Julgadora, integrada por profissionais da área da educação e com notório saber.
Este ano, os inscritos desenvolveram as poesias a partir do tema “Nossa Senhora do Rocio a Mãe de Jesus”, cujo principal objetivo é evangelizar por meio da poesia e incentivar a leitura.
Vencedores
1º lugar: Izaura Varella
2º lugar: Fábio Felício Bonafini
3º lugar: Vanderli Mendes
4º lugar: Jorge Jacinto da Silva Junior
5º lugar: Carlos Alberto Fangueiro
Poesia vencedora
A Virgem do orvalho
Esta imagem do Rocio, que abraça o Cristo
Que em sua volta brincam anjos inocentes,
Eu trago no peito bem guardada, e insisto
Que a amem também os displicentes.
A Virgem dos náufragos, durante as tempestades,
Sob o furor das águas, vai em busca do descrente;
Amplia seu abraço na adversidade.
É justa, é bela, é mãe, é complacente!
A Virgem do Orvalho da manhã de todo o dia
Contempla o homem fiel e o injusto dependente
Que se perdeu no percurso, mas Nela ‘inda confia.
Humilde e poderosa, a Santinha aqui presente
Abre seu manto azul e sábia, desconfia
Que seu gesto recolhe o fiel e também o indiferente!

Foto: Divulgação/Santuário do Rocio
Histórico do concurso
O Concurso de Poesia é um projeto literário com o título “inspiração”, implantado em 25 de março de 2021, na Festa da Anunciação.
O objetivo geral desse concurso é evangelizar por meio da poesia e incentivar a prática da leitura, além de estimular o aprimoramento da produção literária; propiciar a descoberta de novos talentos; valorizar o ser humano; incentivar o gosto pela leitura; divulgar os trabalhos classificados e criar uma cultura literária no Santuário Estadual que acolhe inúmeras manifestações de fé, de amor e de ternura à Santa Mãe do Rocio.
Nesta segunda edição, pode concorrer qualquer pessoa, com idade a partir de quatorze anos, que apresentasse seu poema em língua portuguesa.
Fonte: Santuário do Rocio