Após terem assumido a administração do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, no ano passado, os missionários redentoristas Jorge Tarachuque e Joaquim Parron determinaram que em 2018, o espaço social e religioso do Santuário será utilizado para vários projetos e eventos com o objetivo de revitalizar o bairro do Rocio, movimentar o turismo religioso na cidade, e promover a devoção mariana em todo o Estado do Paraná.
Segue abaixo o calendário das ações e atividades sociais e religiosas no Santuário do Rocio para o primeiro semestre:
– Projeto “Preparar o futuro” – Cursos profissionalizantes gratuitos de inglês, artesanato, crochê, pintura, informática, conferente de contêineres e logística portuária. Inscrições abertas, início das aulas em março. Local: salas de treinamento do salão pastoral do Santuário.
– “Feira da Lua” – Todas as quintas-feiras das 17 às 23 horas na Praça Padre Thomaz, no bairro do Rocio. Artesanato, gastronomia e utilidades, das 17 às 23 horas, promovida para Secretaria de Agricultura e Pesca de Paranaguá.
– Projeto “Jovens Missionários com a Mãe do Rocio” – Os terceiros sábados de cada mês estão dedicados aos jovens. Missa da Juventude às 19 horas, com adoração do Santíssimo Sacramento e após uma atividade religiosa/cultural na praça ou no salão do Rocio.
No dia 24 de março, às 20 horas, acontece o Evangeliza Show com pregação e apresentação do cantor e compositor Diego Fernandes no salão social com capacidade para 600 pessoas. Ingressos à venda na secretaria e loja do Santuário.
-Projeto “Romeiros da Padroeira do Paraná”- Os terceiros domingos do mês (18 de março, 15 de abril, 20 de maio e 17 de junho) dedicados à acolhida das romarias. Atividades como a procissão do manto, missa dos romeiros, passeios de barco e tour nas igrejas históricas para os visitantes.
– Projeto “Ame e Cuide” – Dia 21 de março, quarta-feira, às 19 horas, encontro com familiares de dependentes químicos para ação de auxílio e acompanhamento.
– Retiro dos Educadores- Dia 24 de março, sábado, das 8:30 às 17 horas, no salão pastoral do Santuário do Rocio.
– Domingo de Ramos – Dia 25 de março, missas com benção dos ramos às 8h30, 11h30, e às 19h procissão de ramos na Praça da Fé antes da missa.
– Teatro Encenação da Paixão de Jesus – Sexta-feira Santa, dia 30 de março, às 19 horas “Paixão de Cristo” encenada na Praça da Fé, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.
O reitor do Santuário, Padre Joaquim Parron, lembra que é necessário o apoio e a participação de todos para que estes projetos e eventos se realizem bem. “Quem está distante do Santuário pode ajudar acompanhando, divulgando e compartilhando pelo Facebook. Quem está mais próximo, além de divulgar e participar, pode se inscrever como voluntário nas diversas pastorais e equipes que trabalham aqui”, destaca.
“Temos uma grande missão: acolher, ajudar e evangelizar. Junto com a grande família mariana e os devotos da Mãe do Rocio, espalhados pelo Paraná, pelo Brasil e pelo mundo, podemos realizar esta missão”, afirma o religioso.
Da Assessoria do Santuário