conecte-se conosco

Religiosidade

Retomada das procissões da Festa do Rocio traz esperança sobre o fim da pandemia

1.ª Procissão Motociclística ocorre no sábado, 6, a partir das 14h

Publicado

em

Diferentemente do ano passado, a 208.ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio contará com a maior parte de suas tradicionais procissões e, ainda, uma novidade: a 1.ª Procissão Motociclística, que será realizada no sábado, 6. Este ano, a Procissão Marítima não ocorrerá devido às obras de reforma que estão sendo feitas no trapiche do Rocio e a solene será substituída por uma carreata, assim como em 2020.

Então, a programação das procissões da Festa do Rocio será aberta no sábado, 6, com a 1.ª Procissão Motociclística, que terá participação de mais de 25 motoclubes de Paranaguá e litoral paranaense. Os motociclistas partirão do Posto Jardim Paranaguá, no bairro Jardim Samambaia, às 14h, e seguirão junto à imagem de Nossa Senhora do Rocio, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Além disso, eles estão arrecadando alimentos para distribuir às famílias carentes da cidade.

7.ª Cavalgada da Fé ocorre no dia 7 de novembro

No domingo, 7, serão duas procissões ao longo do dia, onde terá a 7.ª Cavalgada da Fé, com saída às 8h30 da Fazenda Mandaguari (Estrada das Colônias, próximo à PR 508 – Alexandra/Matinhos). “A cavalgada é organizada pelos participantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) locais e deve contar com mais de 100 cavalos realizando o trajeto até o Santuário do Rocio, junto às famílias”, informou o Santuário do Rocio.

Ainda no dia 7, ocorre a 15.ª Procissão Motorizada, com saída às 16h da Paróquia São João Batista. “São esperados mais de 100 veículos que levarão a imagem da Mãe do Rocio pelas principais ruas de Paranaguá até o Santuário, acompanhados de um carro de som. O cronograma prevê uma parada em frente ao Hospital Regional do Litoral e, também, em frente à prefeitura”, destacou o Santuário.

No dia 13, sábado, será realizada a 9.ª Procissão Ciclística, a partir das 16h, com saída da Praça dos Leões, no centro da cidade. Centenas de ciclistas participam todos os anos e levam a imagem peregrina em direção ao Santuário do Rocio. No dia 15 é a vez da tradicional e grandiosa Procissão Solene, que está em sua 208.ª edição, tal qual a Festa do Rocio. Por conta da pandemia, o trajeto do Santuário do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá será feito em forma de carreata, assim como em 2020, partindo às 16h do Santuário. Haverá policiamento, ambulância de prontidão, um carro de som, além do andor de Nossa Senhora do Rocio, em cima de um carro.

“No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata, e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, destaca o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.

No dia seguinte, terça-feira, 16, acontece a Procissão de Retorno, fazendo o caminho inverso do dia anterior, ou seja, a imagem de Nossa Senhora do Rocio será levada da Catedral até o seu Santuário. A saída será às 19h. “No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata, e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo Coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, ressalta o padre Dirson.

“Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo Coronavírus”, disse o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves

Para o reitor do Santuário, as procissões fizeram muita falta no ano passado e, devido ao avanço da vacinação contra o Coronavírus, em Paranaguá, neste ano, puderam retornar. “As romarias fizeram bastante falta no ano passado, porque são marcas muito importantes da festa. São momentos bem tradicionais, que no ano passado não tivemos, e neste ano estamos resgatando e, se Deus quiser, ano que vem também teremos a marítima”, concluiu.

Com informações do Santuário do Rocio

Em alta

plugins premium WordPress