conecte-se conosco

Religiosidade

Reitor do Santuário do Rocio faz balanço positivo da Festa da Padroeira do Paraná 2022

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) foi o tema escolhido para a festa deste ano

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Santuário do Rocio

A 209.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio aconteceu de 6 a 16 de novembro, em Paranaguá e reuniu milhares de fiéis ao longo dos dias de programação da festividade religiosa. Considerado o maior evento religioso do Sul do Brasil, a Festa da Padroeira do Paraná teve como tema principal: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Após dois anos com a programação adaptada devido à pandemia da Covid-19, as celebrações religiosas e a parte social voltaram ao formato tradicional com procissões, parque de diversão, barracas do Mercado Persa e shows com apresentações de artistas locais.

O Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário do Rocio, fez um balanço da festa deste ano. “A minha palavra dos últimos dias é superação, tudo o que a gente planejou foi acima do planejado. Então, essa procissão e a festa toda superaram as expectativas e isso traz para o coração da gente uma alegria, pois a gente sente que a oferecemos para as pessoas essa oportunidade e as pessoas estavam sedentas dessa participação, então graças a Deus esse ano livres da pandemia já de certa forma, então as pessoas puderam manifestar a fé de forma mais intensa e foi tudo maravilhoso. O balanço é extremamente positivo, toda parte religiosa foi muito bem participada, a gente ficou muito feliz, e a parte social também porque a gente prepara e os feirantes vem de fora e eles ficam sempre apreensivos querendo saber se vai dar gente e se vai dar boa a festa. Eu acredito que todos eles vão sair daqui muito felizes, porque todos os dias estava cheio de gente comendo, confraternizando com a família, indo no parque de diversões, enfim, participando e isso foi muito positivo também”, frisou o padre.

O novenário aconteceu de 6 a 14 de novembro

Este ano, o novenário aconteceu de 6 a 14 de novembro, nos seguintes horários: 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h. Todos puderam participar das celebrações também através do canal no YouTube ou na página no Facebook do Santuário do Rocio. Além da exibição em tempo real dos dois horários do novenário (às 6h e às 19h), os programas “Diário do Rocio” e “Bem-vindo Romeiro” apresentados, respectivamente, pelo padre Dirson Gonçalves e pelo padre Matheus Rocha, foram transmitidos ao vivo, diretamente do estúdio que ficou instalado na Praça da Fé durante os dias de festa.

“Estou com a alma preenchida de bênçãos, saio dessa festa muito feliz e realizado, porque foi a primeira festa que eu realizei, de certa forma, porque a de 2019 eu só participei para conhecer, em 2020 e 2021 nós não tivemos a festa completa e agora eu tive a oportunidade de participar e organizar a festa inteira. Claro que tem coisas que a gente precisa melhorar, nunca está perfeito, a gente vai aperfeiçoando e já surgem ideias, pensamentos e já começamos a desenhar como vai ser a de 2023. A gente quer fazer sempre o melhor para Nossa Senhora”, relatou o padre Dirson Gonçalves.

Cerca de 100 mil devotos de Paranaguá, de outras cidades do Paraná e de outros Estados participaram da Procissão Solene

Este ano, a Festa do Rocio contou com todas as tradicionais procissões previstas no calendário: cavalgada, motorizada, moto romaria, marítima, ciclística e a grandiosa Procissão Solene que aconteceu no dia 15 de novembro. Houve também a procissão luminosa de retorno, que saiu da Catedral Diocesana para o Santuário do Rocio, no dia 16 de novembro, encerrando a festa de 2022. “Essa foi uma festa que eu participei da preparação e da festa, e que essa superou a de 2019, em termos de quantidade de pessoas, então ver esse mar de gente na Rua Professor Cleto é emocionante. Eu vim caminhando na maior parte do tempo, mas teve um momento que eu subi no caminhão para dar uma olhada, já que de lá você tem uma visão melhor, fiquei muito encantado, muito feliz com o que vi lá de cima”, destacou o padre Dirson Gonçalves.

As celebrações religiosas e a parte social voltaram ao formato tradicional com procissões, parque de diversão, barracas do Mercado Persa e shows com apresentações de artistas locais

O Reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, parabenizou todas as pessoas que que estiveram envolvidas nos dias de festa. “Eu tenho a graça de contar aqui no Santuário com muitas pessoas, muitas equipes, e quando chega a festa a gente sente que todo mundo até deixa o trabalho, sai mais cedo, dá um jeito no trabalho, para se dedicar à festa, isso é impagável, é um gesto grandioso das pessoas e eu me sinto muito feliz, porque na verdade eu sou um só, o reitor, que às vezes tem umas ideias, mas você não atrapalhando o povo de manifestar a sua fé já está ótimo. O povo completa aquilo que precisa”, finalizou o padre.

A Festa do Rocio foi considerada pelo Iphan como um patrimônio imaterial, ganhando aspecto cultural, além da característica histórica e religiosa que já possui

Em 2014, a festa foi incluída através de lei no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e consta na relação das maiores festas religiosas do País.

Promoção de Prêmios

A principal promoção de prêmios promovida pelo santuário segue com a venda das cartelas. O sorteio será realizado no dia 20 de novembro, às 21h, e poderá ser acompanhado presencialmente ou ao vivo pela internet e pela Rádio Difusora FM 104.7. A verba arrecadada mantém o Santuário do Rocio durante o ano e possibilita a manutenção da igreja, bem como as obras sociais e de evangelização.

“A Promoção de Prêmios é uma das partes mais importantes da festa, além da religiosa e social, porque é a ajuda para o santuário se manter. Então, a gente pede esse empenho da população, das pessoas que puderem nos ajudar a vender, tem algumas lojas da cidade que têm as cartelas ou diretamente no santuário, mas a pessoa também pode retirar o seu bloco e ajudar a vender na família”, disse o padre Dirson Gonçalves.

Cada cartela custa R$ 15 e serão sorteados cinco grandes prêmios. O 1.º prêmio será um carro Renault Kwid (0 Km), o 2.º uma motocicleta Honda CG 125 (0 Km), o 3.º uma moto elétrica (0 Km), o 4.º uma smart TV 43 polegadas e, o 5.º prêmio um smartphone.

Em alta