No sábado, 11, a partir das 16h, acontece a Procissão Ciclística em honra a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do Paraná. O evento terá concentração à tarde em frente à Rádio Difusora, ao lado da Praça dos Leões, partindo pelas ruas de Paranaguá até o Santuário do Rocio, com escolta realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) garantindo a segurança e devoção de todos os fiéis participantes.
Segundo o irmão Jorge Tarachuque, a procissão ciclística possui caráter próprio, incentivando, além da fé à Mãe do Rocio, a qualidade de vida e o esporte aos fiéis.
“É um evento que abençoa além dos fiéis, todos os esportistas e trabalhadores que utilizam a bicicleta. É muito comum entre o povo parnanguara a utilização do modal ciclístico, portanto, estão todos convidados a fazer um grande e bonito passeio ciclístico, que ele seja em prol da bênção e da proteção de todas as famílias”, finaliza.
MARÍTIMA E MOTORIZADA
No domingo, 12, duas procissões integram a programação da Festa de Nossa Senhora do Rocio. A 14.ª Procissão Marítima acontece às 10h com saída do Rio Itiberê. Já a 11.ª Procissão Motorizada inicia às 16h, partindo da igreja de São João Batista. Ambas são tradicionais e elencadas como momentos importantes para os devotos e prometem registrar um grande número de participantes.
PROCISSÃO MARÍTIMA
Esta já é a 14.ª edição da Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora do Rocio, após a procissão solene realizada no dia 15, esta é a mais antiga e se torna relevante pela simbologia que carrega, já que a imagem foi encontrada às margens da baía de Paranaguá.
Por isso, são esperados, ao menos, 800 participantes. A concentração acontece às 7h30 no Rio Itiberê, nas proximidades do Aquário Marinho de Paranaguá. Às 10h, as embarcações seguem o trajeto, passando em frente à Ilha da Cotinga, ao canal do Porto de Paranaguá, em direção ao píer do Santuário do Rocio. A chegada está prevista para as 11h, quando a imagem será encaminhada ao centro da Praça da Fé e, após o desembarque dos devotos, haverá missa às 11h30.
Os devotos que adquiriram o kit para participar da procissão possuem uma camiseta para identificação da Marinha e um ingresso para o embarque. A organização da festa indica que os devotos levem um rádio portátil para acompanhar ao vivo a transmissão da procissão pela Rádio Difusora FM 104.7. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros acompanhará toda a procissão com barcos e jet-ski.
PROCISSÃO MOTORIZADA
A 11.ª edição da Procissão Motorizada terá início na Paróquia São João Batista, às 16h. O trajeto inicia na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, entra à esquerda na Rua Ildefonso Munhoz da Rocha, entra à esquerda na Rua Conselheiro Correa, entra à direita na Avenida Roque Vernalha, entra à direita na Avenida Bento Rocha, entra à esquerda na Avenida Coronel Santa Rita, entra à direita na Rua João Kravitz e entra à direita na Rua José de Azevedo.
A bênção dos veículos acontece no portal aos fundos do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Todo o percurso contará com policiamento de trânsito, com início a partir das 15h para orientação e organização dos devotos.
Além das procissões Marítima e Motorizada, no domingo ainda haverá missas no santuário às 6h, 8h30, 11h30 e às 19h. A novena continua, em seu sétimo dia, às 15h e às 18h. Dentro das atividades sociais, haverá show com a dupla João Marcos e Thiago, às 20h30, no palco da Praça da Fé.