A tradicional Procissão Solene em honra a Nossa Senhora do Rocio chega a sua 209.ª edição e é esperada por muitos fiéis que aguardam o dia 15 de novembro para cumprir suas promessas. São esperados milhares de devotos que devem vir de diversos Estados para acompanhar esta que é a segunda maior procissão de todo o País, ficando atrás somente do Círio de Nazaré, que acontece em Belém do Pará.
A saída da Procissão Solene, também conhecida como “Terrestre” ou dos “Milagres”, acontece às 16h de terça-feira, 15, no Santuário do Rocio em direção à Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. O percurso será todo realizado pela Rua Professor Cleto.
A festa foi considerada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A missa acontecerá ao fim da procissão na Catedral. Muitas romarias já confirmaram presença para a procissão, o que deve gerar muito movimento e contribuir com a disseminação da mensagem da festa e para a história de devoção a Nossa Senhora do Rocio.
Esta procissão teve início muito antes de 1813, data de construção da primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rocio. A imagem ia e voltava para a Catedral pela então conhecida Estrada Velha do Rocio, que hoje possui apenas recortes devido à urbanização.
Uma programação especial foi divulgada para celebrar a data da Padroeira do Paraná. No dia 15, pela manhã, terá missa às 5h, 7h, 8h30 e 10h. De acordo com o Santuário do Rocio, essa celebração das 8h30 será transmitida ao vivo pela TV Pai Eterno e será presidida por Dom Frei João Mamede Filho, da Diocese de Umuarama.
A programação seguirá às 12h, 13h30, 15h e 16h com missa no santuário. Ao final da celebração das 16h acontecerá a 209.° Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. Às 20h terá show musical no palco principal com a cantora Fernanda Liz.
“Para o dia 15 a expectativa é que seja um público recorde porque as pessoas estão ansiosamente esperando esse momento de manifestação pública da devoção”, disse o reitor do santuário.
PROCISSÃO DE RETORNO
No dia 16 de novembro terá às 18h uma missa na Catedral Diocesana e às 19h ocorrerá a Procissão Luminosa do Retorno da Imagem da Padroeira do Paraná, saindo da Catedral até Santuário do Rocio.
No domingo, 20, acontece o encerramento da festividade o sorteio da Promoção Show de Prêmios, às 21h, através das redes sociais do Santuário do Rocio.
PADROEIRA DO PARANÁ
A devoção à Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648. Os registros históricos indicam que, durante uma pesca na Baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, levou-a para casa e começou a rezar para ela. Depois, foi nomeada Nossa Senhora do Rocio.
Rocio significa orvalho, e era o nome do lugar onde morava Pai Berê, no perímetro da Vila, local em que terminava a povoação e em que começava a se condensar o orvalho matutino. Mais tarde, o rocio passou a ser interpretado pelos devotos como as graças que Deus derrama do céu por intercessão de Nossa Senhora.
Devido a milagres registrados pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, os bispos do Paraná a declararam padroeira do Estado, em 1939. Depois, em 1977, o papa São Paulo VI concedeu a ela o patronato do Paraná. A primeira igreja da santa foi edificada em 1813 e o Santuário, em 1920.