No domingo, 4, aconteceu na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, a Procissão Marítima alusiva à 56.ª edição da Festa em Honra a Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pela Paróquia dos Navegantes. A procissão partiu da saída da balsa em frente à Paróquia, após Missa Solene, que aconteceu às 9h, com a presença do pároco da Igreja insulana, padre Binu Joseph.
É considerada a 2.ª maior festa religiosa de Paranaguá. O evento é dividido em duas partes: a festa religiosa, com novenas, missa, procissão marítima e luminosa, e a festa popular, com barracas de comidas típicas, shows com artistas locais, entre outros.
“A avaliação da nossa festa é bem positiva, nós tivemos a participação da comunidade, dos paroquianos, da comunidade da Ilha dos Valadares em geral, e também pessoas do continente que fizeram junto o novenário em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Tivemos a participação de padres da diocese que vieram também celebrar as novenas, paróquias que foram convidadas, bem como movimentos da Igreja Católica, como Renovação Carismática, TLC, enfim”, avaliou o coordenador da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Luiz Carlos Aguiar Júnior.
Com o tema: “Senhora dos Navegantes mãe intercessora, rogai por nós”, a festa reuniu vários fiéis nas atrações religiosas e artísticas deste ano. A festividade contou com duas procissões, uma marítima e outra luminosa, além de missas com novenas aos devotos e shows artísticos na Praça Cyro Abalém.
“A avaliação é bem positiva do novenário inteiro, e em relação à missa solene a gente teve bastante participação de toda a comunidade. A igreja sempre esteve cheia nos dias do novenário da festa”, contou o coordenador.
O coordenador da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Luiz Carlos Aguiar Júnior, contou que mais de 230 pessoas participaram da Procissão Marítima no domingo, 4, no Rio Itiberê. A imagem da padroeira foi conduzida pelos fiéis da igreja até uma embarcação e, em seguida, seguiu em procissão com os demais barcos. “Durante a Missa Solene e a procissão a gente teve bastante participação. Foram atendidas praticamente 230 pessoas e participaram da procissão marítima nos barcos que a gente disponibilizou, além de outras embarcações particulares. No churrasco também teve um público bem legal e encerramos nossas atividades com o sorteio da bicicleta dos prêmios da motocicleta que foi um paroquiano que ganhou”, finalizou.