Religiosidade

Padre Thiago da Silva destaca acolhida, dinamismo pastoral e novos projetos na Paróquia Nossa Senhora da Paz

Pároco faz avaliação dos primeiros cinco meses à frente da Paróquia da Paz

Entrevista ao vivo foi ao ar na tarde de segunda-feira, 24

Entrevista ao vivo foi ao ar na tarde de segunda-feira, 24

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro Jardim Alvorada, em Paranaguá, padre Thiago da Silva, participou de uma entrevista ao vivo nos estúdios da Folha do Litoral News na tarde de segunda-feira, 24, e compartilhou detalhes sobre sua missão no litoral, trajetória vocacional e o novo dinamismo pastoral que tem movimentado a comunidade desde sua chegada há cinco meses na cidade Mãe do Paraná.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Nomeado pela Diocese de Paranaguá para um período inicial de três anos, o sacerdote contou que sua missão no Brasil vem após nove anos atuando nos Estados Unidos da América (EUA), onde foi ordenado diácono e sacerdote pela Diocese de Worcester, próxima a Boston. “Fui para trabalhar com os brasileiros, mas acabei servindo três anos como administrador paroquial de comunidades americanas. Foi uma experiência fantástica, apesar da realidade totalmente diferente da nossa”, relatou.

Segundo ele, o catolicismo nos EUA representa uma minoria religiosa, com celebrações enxutas e número reduzido de fiéis, mas forte comprometimento comunitário. “Celebrar lá é muito metódico. A homilia, por exemplo, deve ser escrita e lida. Mas aprendi muito sobre disciplina pastoral e o modo de viver a fé em outra cultura”, contou.

Natural de Governador Valadares (MG), padre Thiago disse ter se adaptado rapidamente a Paranaguá. “Quem faz o lugar somos nós. Aqui encontrei um povo acolhedor e disposto a caminhar junto”, afirmou.

Acolhida e dinamismo

Desde que assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Paz, o pároco tem sido reconhecido pelos fiéis por promover maior proximidade com a comunidade. Ele destacou, durante a entrevista, que sua primeira prioridade foi a acolhida. “O ser humano hoje se sente muito à margem, e o padre precisa ser o primeiro a acolher. Termino a missa, vou até a porta, converso com cada pessoa. Se alguém me pede confissão, atendo onde estiver. Essa é a missão”, frisou.

FOTO 3
Paróquia da Paz fica localizada no Jardim Alvorada, em Paranaguá

Ele também ressalta que trabalha com forte ênfase no protagonismo dos leigos. “Eu aposto no bom líder. A Paróquia não pode depender do padre. Delegar funções é essencial para que a comunidade caminhe sozinha e cresça”, disse o padre Thiago ao citar na entrevista ao vivo alguns exemplos de projetos já realizados com apoio dos fiéis, como reformas estruturais e ações comunitárias.

Quinta-Feira Eucarística

Um dos momentos de maior participação na paróquia é a Quinta-Feira Eucarística, que reúne novena, momento de avivamento, celebração e, ao final, bênção do Santíssimo Sacramento. “É um momento muito especial, onde as pessoas se abrem para a ação de Deus. Já tivemos testemunhos de cura e libertação. Não é o padre quem faz, somos apenas instrumentos. É Deus quem age”, explicou.

A Quinta-Feira Eucarística começa às 19h30, com novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguida de cânticos, invocação ao Espírito Santo e missa às 20h.

Segundo o padre Thiago da Silva, a participação tem surpreendido. “Saímos de uma missa com 10 pessoas na quarta-feira para mais de 150, 200 fiéis nas quintas. É Deus tocando corações”, ressaltou.

Novidade: Cerco de Jericó

Entre as novidades anunciadas durante a entrevista está o início do Cerco de Jericó, que será realizado pela primeira vez na Paróquia Nossa Senhora da Paz. O momento, que começa no domingo, 30, será voltado especialmente às famílias.

Padre Thiago afirmou que todos estão convidados. “Será um momento de graça, de oração profunda e de fortaleza espiritual. Queremos reunir muitas famílias para rezar juntas. É um tempo de clamar a Deus e derrubar muralhas espirituais”, salienta.

Festa da Padroeira em 2026

A Paróquia da Paz já começa a se preparar para a tradicional festa da Padroeira em 2026. O evento religioso terá uma importante novidade: a mudança de data. No próximo ano, a festa será realizada de 31 de maio a 7 de junho, com novena diária sempre às 19h30, encerrando no dia 7, data da festa, às 10h, com a missa festiva e o tradicional churrasco que reúne toda a comunidade.

FOTO 02 2025 11 25T174344.390
Em 2026, a Festa de Nossa Senhora da Paz será realizada de 31 de maio a 7 de junho

Segundo o padre Thiago, a reorganização do calendário permitirá um planejamento mais amplo, incluindo novas atrações. A paróquia estuda manter atividades que fizeram sucesso em 2025, como o karaokê, e acrescentar apresentações de música ao vivo em uma estrutura montada na área externa, ampliando o espaço de convivência dos fiéis.

Entrevista na íntegra

A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News: https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/2256469631527432


Padre Thiago da Silva destaca acolhida, dinamismo pastoral e novos projetos na Paróquia Nossa Senhora da PazAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Você também poderá gostar