Na tarde de domingo, 5, ocorreu a 3.ª edição da Moto Romaria de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná. Motociclistas de todo o litoral homenagearam a Mãe do Rocio percorrendo ruas e avenidas da cidade de Paranaguá. A concentração e saída da procissão aconteceu no Posto Jardim, próximo ao viaduto das praias (PR-407). A Guarda Civil Municipal (GCM) acompanhou a procissão em todo o trajeto.
O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, realizou um balanço positivo do primeiro domingo da festividade. “Neste domingo, 5, nós realizamos várias ações dentro do cronograma da festa. Além da reinauguração da Sala dos Milagres, reabertura da gruta, as missas lotadas e os dois movimentos; dos cavaleiros e motoclubes, que reuniram mais de 100 cavaleiros e motociclistas”, disse o padre.
A 3.ª Moto Romaria percorreu as principais ruas do município rumo ao Santuário do Rocio. Durante a 210.ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio os fiéis têm a possibilidade de participar de diversas procissões e expressões de fé como, por exemplo, a Cavalgada da Fé, Procissão Motorizada, Moto Romaria, Procissão Ciclística e Procissão Marítima. Segundo o Santuário do Rocio, a Moto Romaria é mais um dos momentos especiais de demonstração de amor e carinho à Mãe do Rocio.
Para o presidente do Motoclube Gambás do Asfalto, Valentino Robson, a experiência de participar da procissão é única e especial. “Já é a terceira Moto Romaria que nós estamos fazendo e com certeza há de vir muitas. Agora estamos nos preparando para realizar uma linda festa no dia 15”, afirmou.
Ainda de acordo com Robson, cerca de 50 motoclubes participaram da homenagem a Nossa Senhora do Rocio, somando mais de 150 motociclistas.
Luiz Augusto Deldotto, ex-coordenador da Moto Romaria e sócio do Moto Clube Bodes do Asfalto, em Paranaguá, contou que a procissão é uma retribuição pelas graças recebidas ao longo do ano. “Nosso motoclube MCBDA (Moto Clube Bodes do Asfalto) sempre participa da Moto Romaria, visto que foi nossa a ideia de reativar um desfile motociclístico alusivo à Nossa Senhora do Rocio. Paranaguá é abençoada por ser a cidade em que reside a Padroeira do Estado do Paraná e muito tem contribuído para o sucesso e proteção da nossa querida cidade, intercedendo por todos. O desfile é uma mínima retribuição pelas graças recebidas ao longo de 2023”, disse Deldotto.
“Em 2018, foi a primeira Moto Romaria, quando recebi a incumbência de organizar, convidando motoclubes, motogrupos e motociclistas em geral, divulgando o desfile. O evento cresce a cada ano e sempre nosso motoclube tem a honra de conduzir Nossa Senhora do Rocio, com o maior carinho e zelo. Nesse ano não fiquei à frente da organização, deixando a tarefa para um grupo que reuniu vários motoclubes, com a participação de integrantes, inclusive do nosso Moto Clube. Mais uma vez foi sucesso. Ano que vem, estaremos juntos, unidos pela fé, parabenizar a Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Santíssimo Rosário do Rocio”, resumiu Deldotto.
Um “buzinaço” marcou a chegada da Padroeira do Paraná no santuário, onde os devotos receberam a bênção final.
Com informações do Santuário do Rocio