conecte-se conosco

Religiosidade

Missa da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio marcou o início da festa de 2023

Cerimônia ocorreu na noite de sábado, 4

Publicado

em

Fotos: Santuário do Rocio

O novo manto acompanhará a imagem até a festividade da Padroeira do Paraná de 2024

A devoção a Nossa Senhora do Rocio é um laço que une corações e gera uma profunda conexão com Maria. Na noite de sábado, 4, a fé e amor pela Padroeira do Paraná inundaram o Santuário do Rocio, em Paranaguá, com a Missa e Solenidade da Troca do Manto. O momento especial foi acompanhado por centenas de fiéis que se emocionaram com a celebração.

Além da celebração presencial, a missa foi transmitida on-line nas redes sociais do Santuário, na página do Facebook e no canal no YouTube. A apresentação do novo adorno surpreendeu todos os devotos que acompanharam a solenidade.

Diferente dos anos anteriores, no qual a Santa é retirada do nicho e levada até o presbitério para receber a nova vestimenta, a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio apareceu misteriosamente no dentro de uma flor no corredor central da igreja.

“Esse ano a gente quis fazer algo diferente para surpreender a todos. Ficou aquele mistério; Ela saiu do nicho e apareceu no meio da rosa. Nós trouxemos a referência de uma das histórias do aparecimento Dela no meio das rosas para a cerimônia da Troca do Manto deste ano”, disse Giovana Andrioli, uma das coordenadoras da solenidade. 

A missa foi presidida pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e concelebrada por Missionários Redentoristas e padres diocesanos. Na oportunidade, padre Dirson destacou que o manto simboliza um presente dos filhos à mãe. 

“A cerimônia da Troca do Manto é sempre muito emocionante, mas hoje superou todas as vezes que eu pude participar aqui em cinco anos. A entrada da imagem, o manto novo, a emoção das pessoas. Com isso a gente declara aberta a 210ª Festa da Padroeira, que promete muitas emoções. Tudo foi preparado com muito carinho e muito zelo”, disse o reitor. 

De acordo com o Missionário Redentorista, o manto reflete o “Mistérios da Alegria” do Santo Rosário e o tema da festividade de 2023, propondo que todos os filhos de Nossa Senhora também encontrem alegria no Senhor. 

O MANTO

O manto de 2023 é composto por cinco mil micropeças de vidrilho, na paleta de cor branco-gelo, que reforça a graça do orvalho, representado nas costas em forma de mosaico circular. Além disso, a borda verde água é uma representação do leito da baía de Paranaguá, onde a foi encontrada, e é complementada por folhas douradas que se dispersam para todos os lados.

“Em seu interior, o cetim italiano branco com os brasões da Santa Sé estão em contato direto com a imagem, simbolizando a pureza de Maria e o convite a Igreja a ser cada vez mais humana e vulnerável para com os que sofrem. A borda do manto é preenchida com cristais Swarovski transparente, materializando a delicadeza de uma mulher que rende graças ao seu criador “meu espírito se alegra em Deus”. As rosas e os brotos, ensinam que a vida junto com Maria é individualmente bela, apesar dos espinhos. No verso, é simbolizado o Espírito Santo, que encheu Maria de graça e transformou a história da humanidade”, informou o santuário.

Após a apresentação do novo manto, o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, realizou a procissão com a imagem oficial dentro da igreja, possibilitando que os devotos tocassem e contemplassem a peça. Além da vestimenta, Nossa Senhora também recebeu uma nova coroa. 

O novo manto acompanhará a imagem até a festividade da Padroeira do Paraná de 2024.

Com informações do Santuário do Rocio

Em alta

plugins premium WordPress