No dia 4 de novembro, às 19h, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná. O tema da festa escolhido para este ano é “Meu espírito se alegra em Deus” (Lc. 1,47).
A solenidade marca a abertura da festa e é um dos momentos mais aguardados e especiais da programação religiosa, pois é quando a imagem oficial da Padroeira do Paraná é retirada do nicho central, localizado no coração de Jesus, e passa pelos devotos para receber o novo adorno.
“A cerimônia da Troca do Manto é um dos momentos mais emocionantes da festa porque simboliza a união de todos os filhos e filhas, de longe e de perto, que se juntam para oferecer um manto novo, um traje especial, lindo, inédito, exclusivo, com o qual nossa Mãe, Maria, a Senhora do Rocio, ficará ornada para a sua grande festa. Naquele manto todos estão representados”, destacou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Durante todo o ano, a imagem oficial só é retirada do nicho para a Cerimônia da Troca do Manto e no dia 15 de novembro, quando acontece a Missa Campal e Procissão Solene até a Catedral Diocesana de Paranaguá.
“A Troca do Manto será no dia 4 de novembro, então está muito perto, e a expectativa é muito grande. Estamos muito confiantes de que será uma grande festa esse ano e está tudo programado, tudo encaminhado, a programação feita, completa, só esperando mesmo começar”, disse o padre Dirson.
SALA DOS MILAGRES
Dentro da programação do Santuário do Rocio, no domingo, 5, acontecerá a reinauguração da Sala dos Milagres, após a missa das 9h. “Vamos reinaugurar no domingo, 5, a Sala dos Milagres e também iremos ampliar a exposição dos mantos antigos de Nossa Senhora do Rocio. Está ficando lindo o lugar”, contou o reitor do santuário.
A exposição dos mantos das edições recentes da festa será feita em um espaço, onde os devotos possam visitar e relembrar das festividades e de momentos marcantes. O lugar ficará aberto durante toda a festa deste ano para a visitação.