Connect with us

Religiosidade

Milhares de devotos participaram da procissão motorizada de Nossa Senhora do Rocio

“Mãe do Rocio, intercedei por nós” foi o tema da festa deste ano

Publicado

em

Milhares de devotos participaram da procissão motorizada de Nossa Senhora do Rocio

Nem mesmo a forte chuva que caiu em Paranaguá no final da tarde de domingo, 15, atrapalhou a procissão motorizada em louvor a Nossa Senhora do Rocio. Momento em que milhares de devotos prestaram sua homenagem à Padroeira do Paraná e acompanharam o trajeto a bordo de veículos enfeitados com fitas e balões coloridos. No trajeto em direção à Catedral Diocesana, outros devotos esperavam a passagem da imagem da Padroeira conduzida em um andor especialmente preparado para a procissão.

O cortejo em louvor a Nossa Senhora do Rocio é uma tradição que perdura 207 anos, assim como a festa em sua homenagem. Por causa da pandemia, o evento passou por adaptações e outras modalidades de procissão, realizadas em anos anteriores, precisaram ser canceladas. 

“A procissão motorizada ocorreu conforme planejamos e com segurança. Segundo informações da Guarda Civil Municipal, mais de 3 mil carros participaram. A carreata foi linda e uma verdadeira demonstração de devoção e fé. Neste ano não tivemos as procissões marítima, ciclística, motociclística e a cavalgada, mas acreditamos que isso não prejudicou a festa, porque a parte religiosa, que é a mais importante, foi mantida e, neste ano, com um maior número de celebrações presenciais e transmitidas”, declarou o padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Foto: Divulgação Santuário do Rocio

Na segunda-feira, a partir das 19h30, será realizada a carreata de retorno da imagem ao Santuário.

Balanço Positivo

Para o Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário do Rocio, a festa foi um sucesso. “Neste ano tivemos mais uma prova maravilhosa de devoção dos filhos e filhas de Maria. A 207.ª edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio foi um sucesso. Pudemos presenciar muitas manifestações de gratidão e ver em cada olhar a emoção do devoto em receber as bênçãos da Mãe do Rocio, fosse de forma presencial ou pelas transmissões que fizemos pelas nossas redes sociais. Neste ano passamos por muitas mudanças, não tivemos as procissões marítima, ciclística, motociclística e a cavalgada, mas acreditamos que isso não prejudicou a festa, porque a parte religiosa, que é a mais importante, foi mantida e, neste ano, com um maior número de celebrações presenciais e transmitidas pelas redes sociais do Santuário”, resume o reitor.

Promoção de Prêmios

Como forma de auxiliar o Santuário do Rocio, ainda estão sendo vendidas cartelas da Promoção de Prêmios para o sorteio de carro zero quilômetro, motocicleta, televisor e smartphone. A cartela custa R$ 15,00 e o sorteio será no dia 22 de novembro, às 21h. Para as pessoas de fora de Paranaguá e litoral que querem adquirir a cartela podem ligar ou mandar mensagem para o número (41) 98893-4670.

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rocio, declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977, está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontece entre os dias 1.º e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.  Em 2020, o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

Foto: Divulgação Santuário do Rocio

Leia também: “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” é o tema da festa deste ano