conecte-se conosco

Religiosidade

Milhares de devotos deverão participar das procissões de Nossa Senhora do Rocio

No dia 15, procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio iniciará às 16h

Publicado

em

O Dia da Padroeira do Paraná será comemorado com grande festa pelos devotos com missa, procissão e shows. De acordo com os organizadores da 209.ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio é que a terça-feira, 15, seja bastante movimentada na cidade, com previsão de atrair um público recorde de pessoas. O tema da festa escolhido para este ano é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Este ano, a Festa do Rocio tem em sua programação oficial todas as tradicionais procissões previstas no calendário. Isso foi possível com a queda no número de casos e óbitos em decorrência da Covid-19. Já aconteceram as seguintes procissões: a 8.ª Cavalgada da Fé e a 16.ª Procissão Motorizada. Ainda ocorrerá a 1.ª Procissão das Crianças; a 2.ª Moto Romaria; a 17.ª Procissão Marítima; a 10.ª Procissão Ciclística; a 209.° Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio e a Procissão Luminosa de Retorno.

1.ª Procissão das Crianças

Pela primeira vez, em mais de 200 edições da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, será realizada a Procissão das Crianças. O evento está marcado para o dia 12, às 10h. As crianças, que já fazem parte das novenas dedicadas aos estudantes, durante os dias da festividade, às 9h, agora também terão uma procissão em louvor a padroeira do Paraná.

O trajeto da procissão será curto, com saída da frente do Santuário com uma volta em torno da igreja, com a participação da fanfarra do Colégio Diocesano Leão XIII. O evento recordará o verdadeiro sentido das procissões.

17.ª Procissão Marítima

No domingo, 13, acontece em Paranaguá a 17.ª edição da tradicional Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio. A concentração dos barcos será realizada a partir das 7h30, ao longo do Rio Itiberê, com saída da peregrinação, às 8h, com a imagem de Nossa Senhora do Rocio.

O evento tem uma simbologia importante para os devotos, já que a imagem da santa foi encontrada às margens da baía de Paranaguá. Essa procissão, como as outras que fazem parte da programação da festa, é um momento especial, de demonstração de agradecimento pelas graças alcançadas por meio da padroeira do Paraná.

Dia da Festa

15 de novembro é o dia da Festa de Nossa Senhora do Rocio e uma programação especial foi divulgada para celebrar a data da Padroeira do Paraná. Pela manhã terá missa às 5h, 7h, 8h30 e 10h. De acordo com o Santuário do Rocio, essa celebração das 8h30 será transmitida ao vivo pela TV Pai Eterno e será presidida por Dom Frei João Mamede Filho, da Diocese de Umuarama.

A programação seguirá às 12h, 13h30, 15h e 16h com missa no santuário. Ao final da celebração das 16h acontecerá a 209.° Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. Às 20h terá show musical no palco principal com a cantora Fernanda Liz.

“Para o dia 15 a expectativa é que seja um público recorde porque as pessoas estão ansiosamente esperando esse momento de manifestação pública da devoção”, disse o Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.

No dia 16 de novembro terá às 18h uma missa na Catedral Diocesana e às 19h ocorrerá a Procissão Luminosa do Retorno da Imagem da Padroeira do Paraná, saindo da Catedral até Santuário do Rocio.

Segundo o padre Dirson, as procissões são uma oportunidade para os devotos manifestarem a fé. “Estamos bem contentes em poder oferecer novamente todas as procissões. Graças a Deus poderemos fazer esses momentos, que são, na verdade, formas diferentes de homenagear Nossa Senhora”, concluiu.

Balanço

Neste ano, a festa está sendo um sucesso, segundo o reitor e Missionário Redentorista do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves. “Passados todos esses dias da programação, a palavra é ‘superação’. Superamos todas as expectativas até o momento, tanto de participação dos devotos quanto de participação nas procissões realizadas até o momento. A gente está muito feliz, o alcance que está acontecendo nas transmissões que a gente tem feito, no Brasil inteiro tem gente mandando mensagem dizendo que está acompanhando, está vendo, está conhecendo essa devoção, então estamos muito felizes com a repercussão da festa deste ano. Eu tenho dito que a festa é a mais moderna que a gente já conseguiu fazer porque a gente está em todas as redes sociais. Depois da pandemia, de certa forma, obrigado investir em comunicação e nas redes sociais e isso está levando a devoção para lugares que a gente nem esperava”, disse Dirson.

A Festa do Rocio foi considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um patrimônio imaterial, ganhando aspecto cultural, além da característica histórica e religiosa que já possui.

Em 2014, a Festa do Rocio foi incluída através de lei no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e consta na relação das maiores festas religiosas do País.

Em alta

plugins premium WordPress