A vocação é um chamado de Deus para uma missão específica e se completa quando o vocacionado abre-se para escutar o chamado lendo os sinais do tempo da sua história. Vocação é um processo de buscar responder os desafios da missão, convocação e envio de Deus. Este chamado pode ser de várias formas, seja vocação matrimonial, sacerdotal, leigo engajado e a vida religiosa consagrada, para a evangelização e testemunho no seguimento de Jesus, servindo os mais pobres e abandonados.
Missionário redentorista, parnanguara filho de Demétrio Tarachuque (in memoriam) e Tereza Bonaldi Tarachuque irmão Jorge Tarachuque fala da vocação à vida religiosa. “A vida religiosa consagrada é essencialmente missionária e a serviço do Cristo nos mais pobres e abandonados. Religiosos redentorista fazem uma opção radical no seguimento de Jesus Cristo se inserindo nas realidades mais desafiantes, servindo os mais pobres e abandonados que é o carisma dos religiosos. Por exemplo, a missão redentorista nos diversos países com realidades e desafios bem característicos, somados à beleza da diversidade cultural.
Quando a Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada no dia 9 de novembro de 1732, por Santo Afonso Maria de Ligório e o Irmão Victor Curzio, ambos advogados que buscavam transformar o mundo, indo ao encontro dos mais abandonados de Nápoles daquele contexto histórico. Atualmente os Irmãos atuam na missão, pregação e na formação do povo de Deus, desenvolvendo um trabalho fantástico de promoção da vida e dignidade do ser humano no campo social e da bioética. Daí a importância do irmão redentorista nestas formações e pregações e construção de um mundo mais justo, fraterno com mais inclusão e respeito à vida.
Há também o apoio em realidades bem específicas, como, por exemplo, “no Suriname nos fazemos parte da Comissão Justiça e Paz da Diocese, onde trabalhamos a questão dos direitos humanos, uma questão séria naquele País, e este é um trabalho essencialmente redentorista, pois onde estão os mais abandonados e os mais vulneráveis deve estar o missionário redentorista”, enfatiza irmão Jorge.
Questionado sobre o irmão missionário redentorista, ele destaca que é alguém muito especial para Deus, para a Igreja e para a Congregação. “É um religioso consagrado. A palavra irmão já é carregada de fraternidade. O primeiro chamado é ser um religioso, um consagrado, ser um missionário redentorista. Isso diferencia de uma vocação diocesana, que é um chamado para ser padre. Os missionários redentoristas, dentro desta caminhada, o jovem pode escolher a condição que vai exercer, sendo um presbítero (padre) ou um irmão religioso. Ambos têm a plena formação e não há uma diferenciação, ambos são iguais na dignidade da vida religiosa consagrada e preparados para servir o povo de Deus, e temos diversas formas de expressão de serviços, temos irmãos médicos, advogados, dentre outras profissões. E como irmão redentorista me sinto realizado e muito feliz, por ser um missionário redentorista consagrado”, externa irmão Jorge.
O irmão missionário redentorista é um religioso consagrado que propôs servir a Deus na radicalidade na caminhada de uma igreja em missão como tem acentuado nosso sábio Papa Francisco. Ao se identificar com o Carisma da Congregação Redentorista, optou por fazer parte desse grupo de missionários para levar a mensagem de Jesus, sobretudo aos mais pobres e abandonados.
Essa vocação missionária e religiosa dá unidade à família redentorista, cuja primazia é a missão, pois ela foi fundada para ser enviada: “evangelizar os pobres e ser evangelizado pelos pobres”.
Com alegria celebramos no dia 9 de novembro a festa de fundação da nossa amada congregação. Fomos fundados para proclamar a Copiosa Redenção em Cristo Jesus aos abandonados, de modo especial aos pobres. Nesse contexto, o nosso superior Geral Michel Brhel lembra que o segundo domingo do mês de novembro é o dia mundial de oração pelas vocações redentorista.
A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada por Santo Afonso de Ligório e o irmão Vitor Curzio. Rem Scala (Itália) em 1732, e que tem por finalidade continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus.
Os jovens que estejam abertos ao chamado de Deus e queiram conhecer o trabalho realizado pela Congregação dos missionários redentoristas, que atualmente está presente em aproximadamente 80 países, levando o Evangelho de Jesus Cristo, podem entrar em contato com o irmão Jorge, através do e-mail [email protected].