Religiosidade

Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio visita 250 famílias no litoral do Paraná durante o mês de maio

Iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais os fiéis da Mãe do Rocio

“Foi um sucesso”, destacou o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. / Foto: Pascom/Santuário do Rocio

“Foi um sucesso”, destacou o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. / Foto: Pascom/Santuário do Rocio

No Santuário do Rocio, desde 2019, o mês de maio é considerado o “mês das visitações” de Nossa Senhora do Rocio às famílias de Paranaguá. Inicialmente foram apenas 50 imagens levadas pelo grupo de casais do santuário. Depois, com a chegada da pandemia, os anos de 2020 e 2021 ficaram sem condições de acontecer a missão. Mas a partir de 2022 as visitas recomeçaram com 100 imagens, depois 150 em 2023, 200 em 2024 e, nesse ano de 2025, 250 imagens.

As visitas foram conduzidas por voluntários das diversas pastorais do Santuário, especialmente pela Pastoral Familiar. Segundo o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a participação da comunidade foi marcante. “Foi um sucesso. E agora, no dia 8 de junho, tivemos a missa de acolhida das famílias visitadas. O Santuário ficou pequeno, lotado, super cheio. É um momento bonito de perceber esse movimento da Igreja que vai até as casas e convida as pessoas a virem ao Santuário”, celebrou.

8fea61df 3248 4b78 9c8a 85900dec9b5a

Com o aumento das casas a serem visitadas, o grupo de casais já não conseguia fazer sozinho. Aí entraram as outras pastorais do santuário. Também a extensão aumentou. Neste ano as visitas foram feitas também às ilhas como Ilha do Mel e Superagui, além de cidades vizinhas, como Pontal do Paraná, Morretes e Antonina.

“Uma das novidades desta edição foi a inclusão de famílias que vivem nas ilhas da região. A visita já extrapolou Paranaguá. Fomos para Superagui, Ilha do Mel e já temos pedidos para o ano que vem expandirmos para outras ilhas também”, afirmou o reitor.

O envolvimento das comunidades insulares surpreendeu positivamente. “No dia 8 de junho, na missa de acolhida, pessoas das ilhas vieram, mesmo sendo à noite. Achei muito bonito esse envolvimento”, destacou o padre Dirson.

a390fe1f 778b 4087 bef0 6cb4d71fbe84
Foto: Pascom/Santuário do Rocio

Para o reitor do santuário, esse tem se caracterizado como um tempo de missão. 

“É bonito ver esse movimento da Igreja em saída, como tanto pediu o Papa Francisco. As famílias envolvidas, o santuário superlotado no dia da missa de acolhida das famílias visitadas. A devoção aumentando e com ela a evangelização também acontecendo”, reforçou.

TESTEMUNHO

Uma família, residente no bairro Itaperuçu, em Morretes, recebeu a visita da imagem peregrina e fez um testemunho. A família é composta por: Marluce, Joslei, Alberto, Lúcia, Ana Luísa, Marian e Maicon. Confira o testemunho:

FOTO 02 55
Foto: Pascom/Santuário do Rocio

“No dia 30 de abril de 2025, se inscrevemos para a visitação de Nossa Senhora em nossa casa, as inscrições já haviam sido encerradas, e somos de outro município (Morretes), mesmo sabendo que Ela poderia não ir, seguimos com a inscrição. Neste período passamos por muitos desafios, entre eles estava a saúde do nosso patriarca da família (nosso PAI), muitos exames do coração, e no dia 20 de maio, após uma consulta, saímos do hospital com a notícia de que ele faria cateterismo na próxima semana, nosso coração estava aflito, e o desespero estava tomando conta, ao fim da tarde do mesmo dia recebemos a mensagem do santuário, para marcar a visitação de Nossa Senhora do Rocio, ali percebemos que Deus estava agindo no meio Dela, para acalmar nosso coração e fortalecer a nossa Fé. Então a visitação foi marcada para o dia 24 de maio, em um sábado, e por incrível graça veio junto de nosso Pai, e estaríamos em nossa casa para receber as imagens em nossas casas (pois eram 2 casas inscritas). Quando a imagem chegou, Ele trouxe para nós calma, alegria, emoção e além de tudo trouxe muita esperança para os desafios daquele momento, Nela colocamos toda nossa fé e esperança, em meio a esses sentimentos que sentem em nossa casa, nos reunimos para um almoço, sobrou, sorriso, sabedoria, credita toda minha confiança, o que para os médicos era impossível, para Deus tudo seria possível, e pedi que Dele junto de Deus operassem para aquele momento, e Eles jamais desapontam seus filhos. No dia 28 de maio nosso pai realizou o cateterismo, tudo deu certo, nos tiraram uma pequena dúvida e confirmaram que ele não precisaria de procedimento médico nos deu boas notícias, e ali mesmo agradecemos. O tratamento segue, mas de maneira diferente do que a nossa aflição trazia, e sim com Fé. E hoje somos gratos, Nossa Senhora do Rocio, a Mãe do divino amor, junto a Deus nosso Pai, não nos desampara, e a visita de sua imagem nos uniu ainda mais, trouxe vida, trouxe alegria, amor, união e fortaleceu a nossa Fé. Obrigado Nossa Senhora do Rocio”.

MISSA DE ACOLHIDA

No dia 8 de junho, na missa das 19h, mesmo com tempo chuvoso, o santuário estava repleto, lotado com a presença das famílias visitadas. No final, depois da bênção, o padre Dirson anunciou que as imagens estavam sendo doadas para as famílias levarem para suas casas. Foi um momento de muita emoção, alegria e agradecimentos. Para o reitor do santuário, o sonho é que chegue um dia em que cada casa da cidade tenha uma imagem de Nossa Senhora do Rocio.

20250608 201840 1
Foto: Pascom/Santuário do Rocio

PARA 2026

A expectativa para os próximos anos é continuar ampliando o alcance da missão. “Em 2026, se Deus quiser, queremos chegar a 300 casas visitadas. O objetivo é continuar expandindo, fortalecendo a devoção dos parnanguaras com Nossa Senhora do Rocio”, afirmou.

727a767e 610c 47d5 86a7 60ee42a61fb2
Foto: Pascom/Santuário do Rocio

Além das visitas em maio, voltadas exclusivamente para residências, o Santuário também realiza a peregrinação da imagem em novembro, durante a festa da padroeira, nos comércios e instituições da cidade. “No ano passado, visitamos mais de 500 lugares entre lojas e órgãos públicos. Em maio, focamos nas famílias. Meu sonho é que um dia cada casa católica de Paranaguá tenha a imagem de Nossa Senhora do Rocio”, finalizou o padre Dirson.

Quando chegar o mês de março de 2026 as inscrições começam, para em maio a missão ser realizada. “Quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram doando as imagens, colaborando nas visitas, animando nosso povo, mas também agradeço a todas as pessoas que acolheram a imagem peregrina em suas casas”, finaliza padre Dirson.

20250608 192528 1
Foto: Pascom/Santuário do Rocio

Você também poderá gostar


Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio visita 250 famílias no litoral do Paraná durante o mês de maioAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.