Religiosidade

Fiéis lotam primeiros dias do novenário da 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Santuário do Rocio conta com seis novenas ao dia durante a festividade

t41n517

Iniciado na segunda-feira, 6, o novenário da 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é uma das principais celebrações de fé durante todo o evento. Já nos primeiros dias, as seis novenas que acontecem diariamente estão lotadas com centenas de fiéis, que participam na parte interna e externa do Santuário do Rocio das celebrações que ocorrem às 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h, sendo que às 6h e às 19h ocorre também a Santa Missa, bem como às 5h a Recitação do Santo Terço.

O primeiro dia do novenário na segunda-feira, 6, contou com o tema “Meu Espírito se Alegra em Deus”, com missa solene e novena realizada às 19h sendo presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, e concelebrada por Missionários Redentoristas e padres diocesanos. Na terça-feira, 7, segundo dia de novena, a Missa das 19h terá como presidente o Bispo de Cornélio Procópio, Dom Marcos de Oliveira, tendo como convidados o Santuário São José (Pontal do Paraná) e Paróquia São João Batista (Campina Grande do Sul). Diariamente, bispos de dioceses de todo o Paraná e de outros estados irão rezar a Santa Missa das 19h e a novena. 

Na quarta-feira, 8, ocorrerão as seis novenas diárias e celebração da Santa Missa das 19h pelo Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, com os convidados que serão a Paróquia Nossa Senhora do Porto (Morretes) e Paróquia Santa Josefina Bakhita. Toda a programação pode ser acessada no site https://www.festadorocio.com/ .

Reitor destaca importância da participação de fiéis

meeibkv4
A expectativa é que cada vez mais as pessoas participem, porque cada vez mais os devotos vão se motivando, convidando outras pessoas e assim vai ser uma grande novena”, afirma o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves (Foto: Divulgação)

Segundo o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, a expectativa é que o novenário tenha alta participação em seus horários.  “O primeiro dia foi maravilhoso, tinha um clima bom, a gente conseguiu fazer muitas visitas com os missionários, as celebrações cheias e muita gente participando. A expectativa é que cada vez mais as pessoas participem, porque cada vez mais os devotos vão se motivando, convidando outras pessoas e assim vai ser uma grande novena”, destaca.

“Essa festa é muito especial, de número 210, mais de dois séculos de devoção à Nossa Senhora do Rocio com a festa oficial. Estamos muito felizes, porque neste ano ela está acontecendo completa, tivemos aí o período de pandemia e no ano passado todo o problema com a Serra do Mar que estava interditada por causa das obras e neste ano está livre”, ressalta o reitor.

Segundo padre Dirson, a participação está muito grande. “Todos os horários estão cheios, estamos muito contentes com isso”, ressalta, destacando a importância também da transmissão das novenas e missas pelas redes sociais do Santuário do Rocio no Facebook e no canal do Youtube “TV Rocio”, das 18 dioceses do Paraná , bem como por emissoras de televisão católicas (TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Evangelizar), algo que reflete também o investimento do próprio Santuário no setor de comunicação. “Isso é bom, porque assim Nossa Senhora do Rocio é conhecida cada vez mais, vai ampliando o número de devotos, saindo somente do seu entorno normal que é o Paraná”, finaliza.

a9i58d
Além de serem celebradas presencialmente, novenas são transmitidas pelas redes sociais do Santuário do Rocio

Com informações do Santuário do Rocio

Você também poderá gostar

Fiéis lotam primeiros dias do novenário da 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Fiéis lotam primeiros dias do novenário da 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.