Iniciado na segunda-feira, 6, o novenário da 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é uma das principais celebrações de fé durante todo o evento. Já nos primeiros dias, as seis novenas que acontecem diariamente estão lotadas com centenas de fiéis, que participam na parte interna e externa do Santuário do Rocio das celebrações que ocorrem às 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h, sendo que às 6h e às 19h ocorre também a Santa Missa, bem como às 5h a Recitação do Santo Terço.
O primeiro dia do novenário na segunda-feira, 6, contou com o tema “Meu Espírito se Alegra em Deus”, com missa solene e novena realizada às 19h sendo presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, e concelebrada por Missionários Redentoristas e padres diocesanos. Na terça-feira, 7, segundo dia de novena, a Missa das 19h terá como presidente o Bispo de Cornélio Procópio, Dom Marcos de Oliveira, tendo como convidados o Santuário São José (Pontal do Paraná) e Paróquia São João Batista (Campina Grande do Sul). Diariamente, bispos de dioceses de todo o Paraná e de outros estados irão rezar a Santa Missa das 19h e a novena.
Na quarta-feira, 8, ocorrerão as seis novenas diárias e celebração da Santa Missa das 19h pelo Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, com os convidados que serão a Paróquia Nossa Senhora do Porto (Morretes) e Paróquia Santa Josefina Bakhita. Toda a programação pode ser acessada no site https://www.festadorocio.com/ .
Reitor destaca importância da participação de fiéis
Segundo o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, a expectativa é que o novenário tenha alta participação em seus horários. “O primeiro dia foi maravilhoso, tinha um clima bom, a gente conseguiu fazer muitas visitas com os missionários, as celebrações cheias e muita gente participando. A expectativa é que cada vez mais as pessoas participem, porque cada vez mais os devotos vão se motivando, convidando outras pessoas e assim vai ser uma grande novena”, destaca.
“Essa festa é muito especial, de número 210, mais de dois séculos de devoção à Nossa Senhora do Rocio com a festa oficial. Estamos muito felizes, porque neste ano ela está acontecendo completa, tivemos aí o período de pandemia e no ano passado todo o problema com a Serra do Mar que estava interditada por causa das obras e neste ano está livre”, ressalta o reitor.
Segundo padre Dirson, a participação está muito grande. “Todos os horários estão cheios, estamos muito contentes com isso”, ressalta, destacando a importância também da transmissão das novenas e missas pelas redes sociais do Santuário do Rocio no Facebook e no canal do Youtube “TV Rocio”, das 18 dioceses do Paraná , bem como por emissoras de televisão católicas (TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Evangelizar), algo que reflete também o investimento do próprio Santuário no setor de comunicação. “Isso é bom, porque assim Nossa Senhora do Rocio é conhecida cada vez mais, vai ampliando o número de devotos, saindo somente do seu entorno normal que é o Paraná”, finaliza.
Com informações do Santuário do Rocio