conecte-se conosco

Religiosidade

Festa do Rocio 2022 começa oficialmente neste fim de semana

Novenário da festa acontecerá de 6 a 14 de novembro

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Santuário do Rocio

Neste fim de semana tem início a programação oficial da 209.ª edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado do Paraná. No sábado, 5, às 19h, ocorrerá a missa e cerimônia da troca do manto da Mãe do Rocio. Seguindo com a programação, no domingo, 6, terá início o novenário em louvor a Nossa Senhora do Rocio, onde haverá seis horários diferentes para a realização das celebrações, começando às 6h e terminando às 19h.

O Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio, disse que está tudo pronto para iniciar a festa. “Estamos todos com grande expectativa. Embora esteja tudo pronto, tudo preparado, mas dá certa ansiedade para que tudo comece e termine bem. Mas estamos rezando muito, faz tempo, para que essa seja uma grande festa, e com certeza será. Graças a Deus a gente conta sempre com a ajuda de muitos devotos voluntários. Isso faz toda a diferença”, comentou.

No sábado, 5, às 19h, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná. O tema da festa escolhido para este ano é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5).

Troca do Manto

No sábado, 5, às 19h, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná

“A Missa da troca do manto é um dos momentos mais esperados da festa. Há grande expectativa para saber sobre a beleza, a diferença, as peculiaridades do novo manto. E também esse é um momento simbólico importante porque reflete a alegria de todos os filhos e filhas que se unem para coroar e revestir a imagem da padroeira de algo que expresse o carinho de todos os devotos. Sem dúvidas, momento muito esperado”, contou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Novenas

O novenário acontecerá de 6 a 14 de novembro, nos seguintes horários: 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h. Todos poderão participar das celebrações também através do canal no YouTube ou na página no Facebook do Santuário do Rocio.

O santuário realizará a transmissão das missas e novenas das 6h e das 19h pelas mídias sociais, através do canal do YouTube e pelo Facebook do Santuário do Rocio, para que todos possam participar da Padroeira do Paraná. Além da exibição em tempo real dos dois horários do novenário, os programas “Diário do Rocio” e “Mãe da Fé” apresentados, respectivamente, pelo padre Dirson Gonçalves e pelo padre Matheus Rocha, serão transmitidos ao vivo, diretamente do estúdio que ficará instalado na Praça da Fé durante os 15 dias de festa.

No domingo, 6, terá início o novenário em louvor a Nossa Senhora do Rocio

Procissões

A programação das procissões será aberta no dia 6, domingo, com a 8.ª Cavalgada da Fé, com saída às 8h30 da Fazenda Mandaguari (Estrada das Colônias, próximo à PR 508 – Alexandra/Matinhos). No mesmo dia, às 16h, ocorrerá a 16.ª Procissão Motorizada, com saída da Paróquia São João Batista, percorrendo várias ruas, até a chegada ao Santuário do Rocio.

“Tanto a cavalgada quanto a procissão motorizada e as outras formas de procissão, são momentos de homenagem à Padroeira. Andar vários quilômetros à cavalo, rezando, celebrando, até chegar ao santuário para fazer sua devoção é um dos mais belos gestos de fé. Sair com seu carro e sua família pelas ruas da cidade, buzinando, rezando, celebrando a festa até chegar ao santuário e receber a bênção também é um dos mais lindos gestos de fé”, destacou o padre Dirson.

Este ano, a Festa do Rocio contará com todas as tradicionais procissões previstas no calendário: cavalgada, motorizada, moto romaria, marítima, ciclística e a grandiosa Procissão Solene que acontece no dia 15 de novembro. Haverá também a procissão luminosa de retorno, que sai da Catedral Diocesana para o Santuário do Rocio, no dia 16 de novembro, encerrando a festa de 2022.

Parte Social

Neste ano, as tradicionais barracas, que comercializam diversos produtos e alimentos durante a festa, o parque de diversões e os shows com apresentações de artistas locais voltam a funcionar normalmente durante todos os dias da festa.

“A parte social também é continuação das celebrações. Além de rezar, tem o momento de se encontrar como família, com os amigos, com a comunidade. Essa parte, nesse ano, também está completa com diversão, alimentação, recreação e várias formas de promover a socialização das pessoas que ficaram dois anos privadas de tudo isso”, observou o padre.

Convite

“Tudo está pronto. Convido a todos para celebrarmos juntos esse grande momento. Paranaguá se torna a “capital da fé” dos paranaenses nesses dias; e o Rocio se torna o coração da cidade de Paranaguá, nesses dias. Daqui irradia fé, esperança, alegria, fraternidade e amor para serem partilhados para todos que por aqui passarem. Sejam todos bem-vindos e não se esqueçam de ajudar o Santuário, colaborando com a Promoção de Prêmios e concorrendo a cinco valiosos prêmios. Deus abençoe a todos”, convidou o reitor do Santuário do Rocio.

Em alta

plugins premium WordPress