conecte-se conosco

Religiosidade

Festa de Nossa Senhora do Rosário começa na segunda-feira, 28

Programação conta com novenário, missas e procissão motorizada

Publicado

em

Para manter viva a tradição da festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Paranaguá, neste ano, as celebrações ocorrerão mesmo em meio à pandemia, com restrições. O novenário começa na segunda-feira, 28, às 19h, e se estende até o dia 6 de outubro.

No dia 7 de outubro, quarta-feira, data oficial da padroeira e feriado municipal, será realizado o terço, às 10h, e às 10h30, a Santa Missa. Em seguida será realizada uma feijoada, sem consumo na igreja, no valor de R$ 35,00 para duas pessoas (acompanha arroz, farofa, couve, laranja e vinagrete) para que os fiéis possam comprar e levar para casa.

No mesmo dia, a partir das 18h, será realizada uma procissão motorizada saindo do Santuário do Rocio, até a Catedral, com bênção dos veículos. E às 19h30 será celebrada a missa de encerramento. “Vamos divulgar e participar, sobretudo, aos que não puderem ir até a Igreja, através dos meios de comunicação sociais”, afirmou o padre da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, Emerson Zella.

Ele explica que, desta vez, a festa acontecerá dentro das determinações dos decretos municipais e estaduais. “Sendo assim, poderemos realizar as celebrações com 30% da capacidade da igreja, seguindo todos os protocolos de higienização”, declarou.

O diferencial da festividade neste ano também fica por conta da transmissão das missas pelo Facebook da Diocese de Paranaguá. “Em razão da pandemia, todas as atividades serão transmitidas pelo Facebook da Diocese. O tema da Festa será: Maria, Mãe do Amor! Intercedei por nós!”, disse o padre Emerson.

Segundo o padre, essa já é a 442.ª edição da festa que carrega um simbolismo pelo momento atual. “Realizar a Festa de Nossa Senhora do Rosário é importante para manter viva nossa tradição religiosa parnanguara, pois Paranaguá tem sua raiz na devoção a Nossa Senhora do Rosário. Celebrar sua festa significa que, embora estejamos vivendo situações inesperadas e novas para a humanidade, temos em Deus encontrado esperança para enfrentarmos essa situação e não desesperar. Com fé, encontramos forças para buscar soluções que nos ajudem a enfrentar a pandemia”, ressaltou o padre.

O padre Emerson fez um convite para que os fiéis participem da festa. “Quero convidar toda a população de nossa cidade a mantermos viva nossa devoção a Nossa Senhora do Rosário, a participarmos das atividades que serão realizadas”, destacou.

Continuar lendo
Publicidade