conecte-se conosco

Religiosidade

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Porto acontecerá em Morretes

Festividade ocorrerá no dia 8 de setembro

Publicado

em

Na segunda-feira, 30, será iniciado o Novenário da Festa da Padroeira de Morretes, Nossa Senhora do Porto, com programação divulgada pela Prefeitura de Morretes e pela Diocese de Paranaguá. O evento conta com ampla programação que irá até o dia 8 de setembro, data em que se celebra o dia da Santa, na Paróquia Nossa Senhora do Porto. Segundo a Igreja, todos os protocolos sanitários devido à pandemia serão respeitados, com adoção do distanciamento, uso obrigatório de máscaras e higienização, garantindo a celebração dos 210 anos da Paróquia Nossa Senhora do Porto.

De acordo com a Paróquia, o tema da festividade deste ano é “Maria: o sim que mudou a humanidade!”. “É com grande alegria que convidamos a todos os paroquianos e amigos, da nossa Diocese e cidades vizinhas, para a grande festa da Excelsa Padroeira de Morretes, no litoral do Paraná. Damos graças a Deus por podermos celebrarmos juntos, mais um ano, esses momentos de amor, devoção e muita fé”, informa. O novenário será iniciado na segunda-feira, 30, às 19h30, na Igreja Matriz. 

“As celebrações não necessitam de agendamento para participação”, explica a Paróquia. “Durante toda a Novena e Festa de Nossa Senhora do Porto, teremos uma ampla área externa coberta, com telão e assentos respeitando o distanciamento, Tudo isso para você e sua família virem participar sem medo de todas as celebrações em honra à nossa Padroeira”, completa.

Segundo a programação, haverá novenário diariamente de segunda-feira, 30, até o dia 7 de setembro, às 19h30. Após as novenas, será feita todos os dias venda de pastel com massa caseira. No dia 5 de setembro, a partir das 8h, haverá venda e entrega do “Pão da Padroeira”, e no dia 8 de setembro, a partir das 9h30, será feita também a venda e entrega do “Bolo da Padroeira”. Terço dos homens e das mulheres ocorrerá no dia 30 de agosto e no dia 6 de setembro, às 18h30.Uma carreata com queima de fogos acontecerá no dia 7 de setembro após a última noite do Novenário. 

Dia da Santa

No dia 8 de setembro, em que se celebra o Dia de Nossa Senhora do Porto, a programação será iniciada às 6h da manhã com Alvorada e Terço à Nossa Senhora do Porto. No mesmo dia, às 10h30, ocorrerá a Missa Festiva e Abertura do Ano Jubilar dos 210 anos da Paróquia. De tarde, às 15h, haverá o Encontro Mariano, com programação finalizada às 18h com a Coroação da Nossa Senhora do Porto. O bispo diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, bem como os padres Denildo da Silva, Osvaldo Reginato, José Messias, Eliel Venâncio e Emerson Zella foram convidados para o evento religioso.

“A festa da Padroeira Nossa Senhora do Porto em Morretes inicia na próxima segunda-feira, 30 de agosto, e vai até o dia 8 de setembro, data em que os fiéis se reúnem para diversas celebrações. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, a igreja estará recebendo os seus membros, seguindo os protocolos recomendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Não será necessário o agendamento para a participação. Porém, será obrigatório o uso de máscaras, a utilização de álcool em gel e também distanciamento”, finaliza a Prefeitura de Morretes, destacando o tema da festa, a presença de padres convidados e da oferta de diversos pratos da gastronomia popular do município e do litoral.

Foto: Divulgação/Paróquia Nossa Senhora do Porto