A 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio se aproxima e a casa da Padroeira do Paraná já está com uma equipe pronta para receber os milhares de devotos e romeiros que visitarão este solo sagrado durante os 15 dias de festividade. São dezenas de funcionários que atuam na secretaria, campanha, loja oficial, serviços gerais e na comunicação.
De acordo com o Santuário do Rocio, “além desses profissionais, que são contratados pela igreja, graças à Campanha Filhos da Senhora do Rocio, os voluntários que atuam nas pastorais, movimentos e serviços também estão preparados para acolher os fiéis”, disse. Todos os trabalhos são coordenados pelos Missionários Redentoristas, que cuidam do Santuário de Nossa Senhora do Rocio há quase 80 anos.
O Reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, contou que o novenário inicia no dia 6 de novembro, daqui alguns dias. “Estamos a menos de 30 dias da Festa de Nossa Senhora do Rocio e a bem menos dias para começar a novena, no dia 6 de novembro”, lembrou.
A programação oficial começa com a cerimônia da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio, no dia 4 de novembro, às 19h, no Santuário Estadual da Padroeira do Paraná. A solenidade marca a abertura da festa e é um dos momentos mais aguardados e especiais da programação religiosa, pois é quando a imagem oficial da Padroeira do Paraná é retirada do nicho central, localizado no coração de Jesus, e passa pelos devotos para receber o novo adorno.
“A Troca do Manto será no dia 4 de novembro, então está muito perto, e a expectativa é muito grande. Estamos muito confiantes de que será uma grande festa esse ano e está tudo programado, tudo encaminhado, a programação feita, completa, só esperando mesmo começar”, destacou o padre Dirson.
Considerada um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, com dimensão histórica, artística, cultural e religiosa, acontecerá entre os dias 4 e 16 de novembro, em Paranaguá, com o tema inspirado na passagem bíblica “Meu espírito se alegra em Deus” (Lc 1,47).
Durante os dias de programação, envolvendo missas, novenas, visitas e procissões, milhares de pessoas visitam a casa da Padroeira do Paraná, especialmente, no dia 15 de novembro, em que se é celebrado o dia de Nossa Senhora do Rocio e realizada a Procissão Solene de ida até a Catedral Diocesana de Paranaguá.
“Os últimos detalhes são feitos nos últimos dias, por exemplo a montagem das tendas, da parte externa da festa, mas isso tudo está programado, tudo encaminhado. Então, a expectativa é grande e rezando para que seja um tempo de muitas graças, bênçãos, tempo também de fraternidade, de encontro, de família, pessoas, amigos, devotos. É um momento de festa, encontros e celebrações”, contou o padre.
Serão disponibilizados seis horários de novenas, sendo missa e novena celebradas às 6h e 19h, com transmissão ao vivo pela TV Rocio. A parte social da festividade contará com barracas do Mercado Persa, parques e shows com artistas locais, dupla nacional e cantor católico.
“Estou muito feliz com tudo o que foi preparado até agora e com essa expectativa que será um tempo muito especial”, finalizou o reitor do santuário.