Religiosidade

Em Praia de Leste, centenas de jovens católicos participaram da JDJ 2024

Evento aconteceu no domingo, 21

gfe97p1z

Com o Tema: “Os que esperam no Senhor, caminham incansavelmente” (Is 40,31), a IV Jornada da Juventude na Diocese de Paranaguá aconteceu no domingo, 21, entre os balneários de Ipanema e Praia de Leste em Pontal do Paraná. 

O ponto de encontro foi na Igreja Santa Cruz onde foram recebidos com o café da manhã preparado por voluntárias da comunidade. A programação seguiu com uma caminhada até o Colégio Paulo Freire em Praia de Leste, onde foi celebrada a missa.

Depois a programação seguiu com teatro, dança, intercessão, atendimentos de confissão, atendimentos de oração, a pregação e canções da comunidade Colo de Deus, convidada para a Jornada, e terminou após a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Os padres Júnior, de Tunas do Paraná, João Mário, de Pontal com os demais coordenadores do setor Juventude, prepararam o evento e motivaram jovens de todas as paróquias e santuários para o encontro.      

O anfitrião da JDJ, Padre João Mário, pároco da Igreja São José, disse que:

“Foi um dia incrível, vivemos o extraordinário de Deus. Senti como a nossa Igreja é jovem e o quanto esses jovens amam nossa Diocese de Paranaguá.”

Padre Júnior, que atende a Juventude na Região Pastoral Serra, comentou que:

“A Jornada da Juventude de 2024 superou todas as expectativas! Alcançou recorde de inscrições e estiveram no evento mais de mil pessoas.”

“A Diocese de Paranaguá mostrou a sua face jovem tomando as ruas de Praia de Leste, dando forte testemunho de Igreja com energia e empolgação e vivendo intensamente cada momento do evento”, disse o Padre Júnior.

Ele pontuou sobre a presença do Bispo Dom Edmar:

“No dia em que a Igreja celebra o Bom Pastor, nosso bispo acolheu e foi muito alegremente acolhido, conversou e caminhou feliz com os jovens, falou com todos no carro de som e presidiu a Santa Missa”.

d3detsv

Bianca de Fátima Gomes, da coordenação diocesana, que pertence à da Paróquia São José, expressou seu sentimento:

“Foi incrível ver grupos que se mobilizaram desde a madrugada para estar aqui, foi um dia de fé e alegria. A Juventude é chamada ao protagonismo na Igreja, a Juventude é Viva e quer ser de Deus “! 

Jornadas da Juventude

Em 20 de dezembro de 1985 foi criada oficialmente a Jornada Mundial da Juventude. Ao explicar esta iniciativa ao Colégio Cardinalício e à Cúria Romana, o Papa João Paulo II sublinhou a importância de a Igreja estar próxima das novas gerações.

“Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder às suas aspirações”. As jornadas mundiais, após 1985, já foram realizadas 15 vezes e a próxima é em 2027 em Seul, na Coréia do Sul.

A partir do exemplo das jornadas mundiais, as dioceses organizam as locais e através delas muitos jovens experimentam da verdade de Cristo em um dia de oração, peregrinação, partilha e convivência. Na diocese de Paranaguá já tivemos quatro Jornadas da Juventude: Em Matinhos-Caiobá, Morretes, Tunas do Paraná e este em Pontal-Praia de Leste. A próxima jornada será em Paranaguá, dentro das comemorações do Ano Santo. Iniciará na Catedral, com acolhida e missa; em seguida, procissão até o Santuário do Rocio. Está agendada para o dia 18 de maio, o domingo seguinte ao dia das mães.

Fonte: Pascom Diocese de Paranaguá/Giolete Babinski

Você também poderá gostar

Em Praia de Leste, centenas de jovens católicos participaram da JDJ 2024

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Em Praia de Leste, centenas de jovens católicos participaram da JDJ 2024

Aline Benvenutti

Jornalista profissional desde 2006. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão / Uninter. Certificada pelo Instituto Palavra Aberta como multiplicadora de Educação Midiática. Estudiosa de fact-checking, educação midiática e interessada no jornalismo de soluções. Já trabalhou em Assessoria de Comunicação de órgão público e empresa privada, além de jornal impresso.