O novo reitor do Santuário do Rocio em Paranaguá, o Missionário Redentorista Padre Dirson Gonçalves, foi empossado no domingo, 3. O religioso afirmou em suas primeiras manifestações que o local é sagrado. “Aqui é um Santuário, que tem como significado “lugar sagrado”. Assim deve ser cuidado, protegido e divulgado para sempre ser um local de peregrinação e de santificação”, destacou.
A missa de posse, celebrada pelo bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, contou com a presença do Superior da Congregação Redentorista, padre Edilei Silva, diversos sacerdotes e religiosos. Vieram ainda caravanas de Campo Grande e Curitiba para prestigiar a posse, uma vez que o padre Dirson foi reitor de santuários nas duas capitais.
Padre Dirson assina o documento de posse como Reitor do Santuário do Rocio ao lado do bispo Dom Edmar Peron
Aplaudido de pé na posse, o entusiasmo da comunidade local, emocionou o redentorista, que disse estar se sentindo muito bem na nova cidade. “Desde que cheguei estou sendo acolhido e tratado com carinho. Gosto de trabalhar com equipes, sei que teremos muito trabalho, mas, pelo que percebi nestes primeiros dias, terei apoio, pessoas capacitadas e condições para realizar cada vez melhor minha missão aqui”, afirmou o novo reitor.
O principal ponto na atuação do novo reitor é levar a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio e a história da devoção para todo Estado do Paraná. Com esta divulgação atrair romeiros e turistas, o ano todo, ao Santuário da padroeira. “Foi neste sentido que pensamos o tema da festa deste ano: Rocio, lugar sagrado dos Paranaenses”, explicou.
Acompanhando a diretriz da sua congregação para o Santuário, o padre Dirson preparou um projeto especial para tornar o Rocio um importante santuário Mariano, comparável aos melhores do Brasil. O projeto será apresentado a todos os bispos do Paraná, em uma reunião no próximo dia 19 de fevereiro, em Toledo.
O novo reitor afirma que com o diálogo e o apoio de autoridades civis, das autoridades eclesiásticas, bem como a ajuda da equipe do Santuário, dos devotos e da população vai implementar o projeto e garantir o desenvolvimento do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná.
Pascom Rocio