conecte-se conosco

Religiosidade

Diocese de Paranaguá retoma a Procissão de Corpus Christi nos bairros

Presidida por Dom Edmar Peron, Missa Solene de Corpus Christi acontecerá na Paróquia São João Batista

Publicado

em

Fotos: Arquivo Diocese de Paranaguá

Em 2022, haverá a tradicional procissão de Corpus Christi em Paranaguá, com o bispo Dom Edmar Peron. Desta vez a “anfitriã” da cidade será a Paróquia São João Batista, e o pároco Padre Nathan. As demais cinco paróquias, bem como os Santuários de São Francisco e Nossa Senhora do Rocio, vão participar junto na celebração.

Da mesma forma que aconteceu em 2018 – na paróquia Santa Josefina Bakhita e em 2019 – na Paróquia São Cristóvão, este ano, com a possibilidade de realizar o evento de forma presencial e a pé, a procissão da solenidade de Corpus Christi, será centralizada em uma paróquia mais distante do centro da cidade.

O Padre Ezer Nathan pároco da São João Batista, no bairro Parque São João e sua equipe, estão organizando tudo para a missa solene presidida pelo bispo Dom Edmar Peron e concelebrada pelos demais padres das paróquias e santuários de Paranaguá.

O itinerário já definido, um trajeto de aproximadamente 2,5 km, no entorno da paróquia São João, com tapetes que serão confeccionados em conjunto, cada parte sob a responsabilidade de uma das igrejas católicas da cidade: Catedral NSra do Rosário, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora dos Navegantes, Santa Josefina Bakhita, São Cristóvão, Santuário de São Francisco das Chagas e Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Nas igrejas haverá missas nos horários da manhã, sem a procissão. A Procissão Solene será direcionada para o momento após a missa das 15 horas, no Bairro São João.

Foi programada também a Semana Eucarística para que, desde a segunda-feira, 13 de junho, seja um tríduo de adoração ao Santíssimo Sacramento. “Estes momentos são de silêncio, oração e recolhimento. Já a quinta-feira de Corpus Christi é demonstração pública de fé e da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia”, explica o Bispo Dom Edmar.

“Fazer esta demonstração pública em diferentes lugares é uma forma de levar a liturgia destas grandes solenidades para perto dos fiéis, fazendo com que participem e vivenciem a liturgia”, comenta o bispo.

O Papa Francisco, em seu pontificado, tem insistido para que o clero, os religiosos e consagrados vão ao encontro do povo. “Vamos olhar para as necessidades pastorais da periferia, para levar o Evangelho àqueles que estão mais distantes, aqueles que não costumam ir à igreja. Eles são os convidados de honra. Há que ir encontrá-los”, disse o Santo Padre. Nos demais 12 municípios da Diocese de Paranaguá, também haverá a celebração de Corpus Christi, organizadas pelos párocos locais e preparadas pelos voluntários e pastorais. A transmissão será feita pela página do Facebook da Diocese de Paranaguá e das Paróquias da Diocese.

Com informações da Pascom da Diocese de Paranaguá