A fé tomou conta das ruas de Paranaguá na tarde do último domingo, 6. Centenas de devotos embarcaram em seus automóveis para a 16ª Procissão Motorizada em louvor a Nossa Senhora do Rocio. Além disso, também foi realizada a 8.ª edição da Cavalgada da Fé.
A concentração da carreata aconteceu na Paróquia São João Batista, no Parque São João, às 16h, e teve como destino o santuário da Padroeira do Paraná. Durante o trajeto diversas homenagens foram realizadas por devotos que aguardavam a passagem do andor de Nossa Senhora.
“Esse é o momento que a gente tem que parar e agradecer. Só de estarmos aqui hoje, com saúde, já é uma eterna gratidão. Após dois anos de pandemia, a gente precisar rezar por aqueles que se foram. Esse é o momento de refletir e agradecer”, disse a devota Elizmar Zela.
Para o pároco da Paróquia São João Batista, padre Nathan Ribeiro, a procissão é uma forma do povo reconhecer e manifestar a religião nas ruas. “A procissão para nós católicos é uma manifestação pública daquilo que nós cremos. Quando nós saímos com nossos carros, de bicicleta, motocicleta, nós estamos dizendo para todas as pessoas que essa é a nossa fé e que não nos envergonhamos dela. Uma fé que acredita que essa mãe nos acompanha, que é uma mãe que nos ama e que é a melhor intercessora de todas. Por isso essa tradição fortalece aquilo que cremos, professamos e vivemos em nossas comunidades”, disse o padre.
A procissão motorizada é tradição na cidade e todos os anos centenas de fiéis participam. Esse ano, em especial, um número maior de devotos esteve presente na carreata.
“A carreata hoje foi um sucesso. No meu ponto de vista, superou todas as expectativas. O tempo foi perfeito, não choveu e chegar aqui no santuário com aquela quantidade expressiva de carros foi muito especial e eu agradeço a todos que participaram. Foi um momento inesquecível de homenagem a Nossa Senhora, disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Durante o caminho, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio parou em frente ao Hospital Regional do Litoral para abençoar os doentes e profissionais que trabalham no local.
A procissão foi conduzida pelo Missionário Redentorista, padre Matheus Rocha, e acompanhada pela equipe missionária que trabalha durante a festividade de Nossa Senhora do Rocio.
Cavalgada da fé
A 8.ª Cavalgada da Fé também foi realizada no domingo, 6, em um singelo gesto de fé a agradecimento a Nossa Senhora do Rocio. A concentração aconteceu na Fazenda Mandaguari, região da Estrada das Colônias de Paranaguá, onde os devotos receberam a bênção pela imposição das mãos do padre Matheus Rocha e seguiram até o Santuário do Rocio.
Os peregrinos realizaram o trajeto pela Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e também receberam a bênção na Paróquia São João Batista, no Parque São João.
“A Cavalgada da Fé é emocionante desde a preparação até a chegada no santuário. É uma procissão familiar com participação de crianças, jovens e adultos. Todos com fé e devoção a Nossa Senhora do Rocio. Eu emociono vendo pessoal nas ruas, aplaudido a passagem da imagem da Padroeira do Paraná e os cavaleiros que estão participando”, disse Milton, coordenador da festa.
De acordo com o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, o número de devotos na cavalgada tem aumentado a cada ano. “A gente percebeu que nesse ano o número de cavaleiros presentes foi maior que no ano passado. Foi um momento bem especial, de fé e devoção desses homens e mulheres que homenagearam Nossa Senhora”, disse o reitor.
Conforme a organização, mais de 100 cavaleiros e mais de 200 pessoas acompanhando de carros e caminhões, percorrendo 16 KM da Fazenda Mandaguari até o santuário.
Fonte: Santuário de Nossa Senhora do Rocio