A Páscoa marca a ressurreição de Cristo. É sinal de vida nova! Ao longo do tempo quaresmal refletimos sobre os ensinamentos de Jesus e revivemos Sua Paixão, Morte e Ressurreição.
É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis.
Na Diocese de Paranaguá, todas as Paróquias organizaram uma programação para as celebrações do Tríduo Pascal, concluindo com o Domingo de Páscoa, dia 9 de abril.
O bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, explica que esses dias nos colocam dentro do coração da fé. “A cada domingo a igreja celebra a ressurreição de Jesus, é a Páscoa da semana. Mas uma vez por ano, nós celebramos esta Páscoa nestes dias que chamamos de Tríduo Pascal que começou na noite da Quinta-feira Santa e vai até a noite do domingo de Páscoa. Esses dias foram muito bem parados espiritualmente pela Quaresma, nós iniciamos o caminho de preparação para a Páscoa na quarta-feira de cinzas. Fomos acompanhados pelas leituras da palavra de Deus, as orações da liturgia e também pela reflexão a respeito da Campanha da Fraternidade”, explica Dom Edmar, destacando também que “depois da Páscoa nós iremos celebrar esta festa por cinquenta dias até chegar Pentecostes”.
Dom Edmar relata como é importante estes dias para os católicos. “Nós fomos salvos pela paixão, morte, sepultura e ressurreição de Jesus, e a isso chamamos de Tríduo Pascal. A grande programação diversificada das comunidades para celebrar bem estes dias, reflete como são importantes para a nossa fé. São celebrações sóbrias, solenes, longas é verdade mais profundas. Desde que nos deixemos guiar pelo espírito santo viveremos muito bem essas celebrações. Tudo isso revela a grande importância que estes dias têm para nós, católicos. Aliás, quero aproveitar e convidar insistentemente os católicos para participarem destas celebrações. Participem de coração, com a alma e vivendo cada momento, organizando o tempo, para dar tempo à oração e a celebração. Mas que os ritos celebrados nas igrejas não se separem do nosso dia a dia. Que haja uma profunda unidade entre o que vivemos na liturgia e nas celebrações e o que vamos viver no dia a dia. Se Cristo se entrega totalmente para destruir os sinais de pecado e a morte, quais serão os nossos compromissos cristãos para destruir os sinais de pecado e a morte que vão atacando e destruindo a vida das pessoas”, chama para a reflexão o bispo de Paranaguá, que aproveita para desejar a todos uma feliz Páscoa. “Desejo a todos vocês uma feliz e Santa Páscoa, que a alegria e esperança sejam novas em cada um dos corações de vocês”, externa Dom Edmar.
Confira a programação em algumas igrejas de Paranaguá:
Catedral Diocesana
Na sexta-feira, 7, às 15h, ocorrerá a Celebração da Paixão do Senhor.
No sábado, 8, às 19h, ocorrerá a Solene Vigília Pascal.
No domingo, 9, acontecerá na Catedral o Domingo de Páscoa.
Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio
Na Sexta-feira Santa, no dia 7, ocorrerá a Via Sacra às 6h, com a programação da Vigília e Oração sendo realizada de hora em hora das 7h às 14h por diversos grupos, com programação às 15h da Paixão de Cristo e às 16h a Procissão com Cristo Morto.
No sábado, 8, acontecerá às 15h a Recitação do Santo Terço e às 19h Missa da Vigília Pascal.
Domingo de Páscoa que acontece em 9 de abril terá Missa da Páscoa do Senhor às 9h, 11h, 17h e 19h.
Santuário de São Francisco das Chagas
Sexta-feira, 7, às 15h, Celebração da Paixão (confissões das 9h às 12h).
Sábado, 8, às 16h, Vigília Pascal.
Domingo de Páscoa, 9, 11h, Missa da Ressurreição (bênção de chocolates e alimentos).
Paróquia Nossa Senhora da Paz
A Sexta-feira Santa, que ocorre no dia 7, terá Via Sacra, a partir das 5h30 na Matriz, Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto às 15h.
O sábado, 8, terá em sua programação a Solene Vigília Pascal às 19h30 na Matriz.
No domingo, 9, ocorrerá a Santa Missa de Páscoa às 9h30 (Bom Jesus), 10h30 (Nossa Senhora de Fátima), às 17h (Nossa Senhora Aparecida) e às 19h30 na Matriz.
Paróquia São João Batista
A Celebração da Paixão do Senhor ocorre nesta Sexta-feira Santa, 7, na Matriz São João Batista às 15h, e nas comunidades em horários variados (15h e 17h), bem como Procissão do Encontro sendo realizada às 18h30.
No sábado, 8, ocorrerá Vigília Pascal às 20h na Paróquia e em outros horários nas comunidades, sendo realizada às 23h30 uma Vigília Caminho Neocatecumenal com Nossa Senhora Aparecida.
No Domingo de Páscoa terá na Paróquia Santa Missa com Batismo às 8h e Santa Missa da Catequese às 10h, com Santa Missa, que ocorrerá nas comunidades de São Cristóvão e São João Maria Vianney (10h), Sagrado Coração de Jesus (18h) e encerramento com Missa Solene às 20h na Matriz.
Matriz Santa Josefina Bakhita
Na Sexta-feira Santa, 7, a partir das 6h, será realizada a Via Sacra nas comunidades Matriz, São José e Auxiliadora, data em que às 15h ocorrerá Celebração da Paixão do Senhor na Matriz e, às 20h, procissão luminosa e Descida de Jesus da Cruz com início na escola RM.
No sábado, 8, haverá a Vigília Pascal às 19h30 com Santa Missa e Benção do fogo novo na Matriz.
O domingo, 9, terá Missa de Páscoa às 8h30 na Comunidade São José Operário, às 9h30 na Matriz e às 10h30 na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.
Com informações da Pascom da Diocese de Paranaguá