Religiosidade

A Juventude “Resplandeceu” neste domingo no Santuário do Rocio

No dia 1º de dezembro, o Santuário Estadual de NSra do Rocio em Paranaguá, foi tomado por mais de 600 jovens de todo o Paraná, que participaram da 2ª Peregrinação Jovem.

Desde a instituição da “Giornata mondiale della gioventù” – Jornada Mundial da Juventude ou simplesmente JMJ instituída pelo Papa João Paulo II em 1985, a Igreja Católica tem aumentado consideravelmente ações tendo os jovens como protagonistas.

V%C3%A1rios%20Padres%20jovens%20concelebraram%20na%20Missa%20da%20Peregrina%C3%A7%C3%A3o%20Estadual

As dioceses, paróquias e comunidades também têm realizado estas ações. Neste primeiro domingo de dezembro, jovens das arquidioceses de Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina e dioceses de Umuarama, Paranavaí, Cornélio Procópio, Palmas e Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, União da Vitória, Guarapuava e Paranaguá atenderam ao chamado da Pastoral Juvenil da Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), para a peregrinação ao Santuário da Padroeira do Estado.

Dom%20Edmar%20e%20Dom%20Amilton(1)

Estiveram presentes o bispo referencial para a juventude Dom Amilton Manoel, o Bispo de Paranaguá Dom Edmar Peron e os Padres Gustavo Constantin e Felipe de Assis assessores da Pastoral Juvenil estadual e da Diocese de Paranaguá respectivamente. Muitos padres jovens participaram acompanhando suas paróquias e concelebraram a Missa da peregrinação. Também forte a presença de coordenadores de pastorais, de grupos juvenis e movimentos da Igreja Católica, religiosas e religiosos.   

Padre Felipe avaliou a 2ª edição da peregrinação como muito positiva, “superou as nossas expectativas”, disse o sacerdote, “A participação dos jovens de tantas dioceses junto da casa da mãe foi muito bom, muito bonito. Com essa alegria, esse dinamismo a gente pode perceber que a igreja é viva, a igreja tem força e os jovens estão dispostos a assumir esse compromisso com a Igreja, com Cristo, com Seu evangelho” afirmou.

Ao ser perguntado sobre a participação dos jovens no pontificado do Papa Francisco, Dom Edmar falou da bonita continuidade entre os pontificados anteriores – João Paulo II e Bento 16 – vinda a partir das Jornadas Mundiais da Juventude. “São João Paulo II intuiu e pouco a pouco foi se manifestando como um grande evento mundial. Com o Papa Francisco percebemos que os frutos desses grandes esforços das Jornadas começaram a ser colhidos. Para nós, no Brasil, eu vejo a grande mudança a partir da JMJ de 2013 no Rio de Janeiro. Acho que isso sim, modificou, incrementou e deu novo ânimo à participação dos jovens” disse o Bispo.

Dom%20Amilton

Quanto à peregrinação estadual, Dom Edmar disse que é algo inicial, “Conversando com o Hamilton eu dizia que foi um pouco maior participação dos jovens nesta segunda romaria. Na nossa diocese a participação foi bem maior, ouvi na apresentação jovens de Tunas, Pontal, Praia de Leste, Morretes e Paranaguá. Isso foi diferente, na 1ª romaria, a participação foi quase inexistente. Gostei também da participação dos seminaristas, porque vão ganhando gosto pelo trabalho com a juventude e assim, se foram padres, vão poder nos ajudar”, comentou.

A catequista Valéria Rodrigues da comunidade de Santa Terezinha, paróquia de São José e São Sebastião de Pontal, foi pela primeira vez na peregrinação acompanhando um grupo recém criado de “Pós-crisma”. “Gostei muito de participar, os adolescentes que levei também, o encontro deixa os jovens mais próximos de Jesus e com muita vontade de fazer a diferença na sua comunidade” comentou Valéria.

No final do evento, o Padre Felipe de Assis fez os agradecimentos “Foi preciso o esforço de muitas pessoas para que esta peregrinação acontecesse, desde o nosso coordenador estadual Padre Gustavo, Dom Amilton, o santuário do Rocio a pessoa do padre Dirson com toda a sua equipe, os padres da nossa diocese que abriram as portas de suas casas para acolher os jovens. Foi sensacional só quem esteve lá pode se expressar, às vezes faltam palavras. Ver a alegria de cada jovem, o sorriso de cada um deles foi muito bom e agora velha a 3ª Peregrinação”, disse entusiasmado o Padre Felipe. 

 

(Pascom Diocese de Paranaguá)

Texto Jornalista Giolete Babinski

Fotos: Francisco José

Você também poderá gostar

A Juventude “Resplandeceu” neste domingo no Santuário do Rocio

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.