O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou um novo decreto, n.º 2.532, na tarde deste domingo, 14, especificando e esclarecendo o funcionamento dos serviços na cidade, considerando a necessidade de novas medidas restritivas devido ao aumento exponencial de casos de Covid-19 no litoral. Entre as edições do decreto está o funcionamento de supermercados e postos de combustível.
No documento, foi ratificado o teor do decreto Municipal no 2.529/21 (antigo) / abaixo:
Incluindo-se ao Art. 6o os incisos IX e X, que passa a vigorar com a seguinte redação, a partir das 0h do dia 15 de março:
Supermercados
Os mercados, super e hipermercados localizados no perímetro urbano, poderão funcionar 24 horas de segunda a sábado, devendo permanecerem fechados aos domingos;
Os postos de combustíveis localizados no perímetro urbano, poderão funcionar de segunda a sábado, respeitando o horário do toque de recolher, devendo permanecer fechados aos domingos, exceto os postos de combustível que mantenham contrato de fornecimento com o Poder Público, os quais deverão garantir o abastecimento dos veículos oficiais, restritos ao fornecimento apenas aos veículos do Poder Público.
Barreiras Sanitárias
Visando o isolamento comunitário no município de Paranaguá, segundo o novo decreto, serão instaladas Barreiras Sanitárias Restritivas, a ser estruturadas nas vias de acesso ao Município e em horários definidos, conforme interesse da Administração Pública Municipal.
As pessoas que chegarem à barreira sanitária serão informadas sobre a pandemia do novo coronavírus e suas variantes, sobre a situação do sistema de saúde municipal; terão aferidos os respectivos sinais de temperatura corporal; serão orientadas sobre as medidas e cuidados de prevenção.
Todas as pessoas abordadas na Barreira Sanitária que descumprirem, serão orientadas sobre o risco de disseminação dos sarscov2 e suas variantes, e do iminente colapso do sistema de saúde e, sendo assim, será mais adequado para evitar tais problemas que podem acabar ceifando vidas, retornar a seu município de origem.
Litoral
No sábado, 13, a Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa) definiu em reunião entre os prefeitos das sete cidades do litoral adotar medidas mais rígidas em função do alarmante número de casos de Covid-19 no litoral, lembrando que o Hospital Regional do Litoral atingiu 100% de ocupação na sexta-feira, 12.
Amlipa define adoção de barreiras sanitárias nos municípios do litoral
Confira o novo decreto na íntegra:
Foto: Prefeitura de Paranaguá
Leia também: Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba farão barreira sanitária conjunta