O Porto de Paranaguá completou 88 anos na sexta-feira, 17, e segue como referência no Brasil, de olho no futuro para avançar como hub logístico da América do Sul. Para isso, a empresa pública paranaense aposta em grandes obras que vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas e atrair novos investimentos, que vão gerar emprego e renda para o litoral do Estado.
Entre as grandes obras em andamento está o Projeto Cais Leste – Moegão. Em fevereiro, o governador Ratinho Júnior anunciou as obras da nova moega ferroviária. Com um investimento de R$ 592 milhões, o projeto vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá, ampliar a participação do modal ferroviário e foca no futuro da logística no Estado e no cenário nacional.
A empresa pública Portos do Paraná também se prepara para levar a leilão em 2023 quatro áreas. A PAR09, de 26.576 metros quadrados, é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Localizadas a leste, a PAR14 (49.841 metros quadrados) e a PAR15 (38.859 metros quadrados) são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais.
A PAR 03, ainda em fase de estudo, de 38 mil metros quadrados, será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, principalmente fertilizantes. Com novos arrendamentos, os investimentos privados já previstos pela autoridade portuária podem chegar a R$ 3 bilhões nos próximos anos.
Esse movimento se traduz em resultados. Em 2022, uma nova marca histórica foi superada, com a movimentação de 58,3 milhões de toneladas de cargas. O reconhecimento também vem com prêmios e convites: melhor gestão portuária do País, no Prêmio Portos+Brasil, e única autoridade portuária do mundo a ser convidada a participar da Conferência do Clima da ONU (COP-27).
Na área ambiental, a empresa pública foi premiada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) com 1.º lugar em Conformidade Regulatória e o porto público de grande porte melhor avaliado do País no índice de desempenho ambiental.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que os resultados são fruto do trabalho pensando em um porto competitivo. “Para crescer de forma sustentável, nosso planejamento é pensado a médio e longo prazo”, afirma. “É dessa forma que conseguimos manter o porto eficiente e atrativo, com grandes investimentos e projetos projetando os próximos anos”.
COMEMORAÇÕES
Dois eventos estão programados para o sábado, 18, em alusão ao aniversário do Porto de Paranaguá. Às 8h30, acontece o 1.º passeio ciclístico Porto Cidade; e às 16h, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação especial com sete aeronaves. A última vez que o grupo de pilotos esteve na cidade foi em 2006.
Para celebrar os 88 anos, a Portos do Paraná elaborou uma nova campanha. A produção destaca o orgulho do porto de todos os paranaenses. Os materiais foram produzidos em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação. As peças mostram que mais do que movimentar cargas, o porto interliga a vida de muitas pessoas.
Assista ao vídeo:
Fonte: AEN