Portos do Paraná

Projeto Comunidades Sustentáveis da Portos do Paraná é premiado pela ANTAQ

Categoria “Iniciativas Inovadoras” reconhece empresas do setor

portos do Paraná

Prêmio reconhece projeto da Portos do Paraná que implementa sistemas ecológicos de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina (Foto: Portos do Paraná)

A Portos do Paraná foi destaque no Prêmio ANTAQ 2024, entregue na terça-feira, 26, em Brasília. O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o secretário-geral, Felipe Gama, receberam o prêmio de terceiro lugar na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG.

O reconhecimento é resultado do projeto que implementa sistemas ecológicos de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina, no litoral do Paraná.

“Este prêmio é muito importante para nós, pois reconhece nosso trabalho em prol das comunidades litorâneas inovando em soluções baseadas no meio ambiente, sem o uso de tecnologia para isto. Além disso, a iniciativa contribui para o enfrentamento das crises climáticas ao promover melhorias na infraestrutura das comunidades da Baía de Paranaguá”, destacou Santana.

A implantação em larga escala dos sistemas ecológicos começou este ano, substituindo estruturas rudimentares de tratamento de esgoto por soluções de baixo custo e sustentáveis. A Ilha de Eufrasina foi escolhida devido ao seu terreno rochoso e inclinado, que inviabiliza a instalação de sistemas tradicionais de coleta e tratamento. Dez residências receberam os sistemas de tratamento em caráter experimental, com monitoramento por seis meses. Os resultados apontaram uma redução de 90% nos coliformes fecais nas águas.

O projeto é uma parceria entre a Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O objetivo é beneficiar comunidades que carecem de infraestrutura urbana coletiva, além de fortalecer o ensino na universidade, permitindo que os alunos apliquem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirmou o professor da UFPR e coordenador do projeto Comunidades Sustentáveis, Fernando Augusto Silveira Armani, que também esteve presente na premiação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O programa de tratamento de esgoto ecológico na Ilha de Eufrasina segue cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. São eles:

  • 6 – Água Potável e Saneamento
  • 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • 14 – Vida na Água
  • 15 – Vida Terrestre
  • 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Sobre o Prêmio ANTAQ

Esta foi a 7.ª edição do prêmio realizado pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), que reconhece e estimula as melhores práticas e ações do setor.

Ao todo, 45 empresas, entidades e profissionais ligados ao transporte aquaviário foram premiados. Esta é a quinta vez que a Portos do Paraná é premiada pela ANTAQ.  Em outras edições, a empresa pública já venceu três vezes na categoria Conformidade Regulatória e ficou em segundo lugar na categoria Maior índice de Desempenho Ambiental.

Fonte: Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Projeto Comunidades Sustentáveis da Portos do Paraná é premiado pela ANTAQ

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Projeto Comunidades Sustentáveis da Portos do Paraná é premiado pela ANTAQ

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina.