Com a missão de expandir os horizontes da gestão portuária nacional e aprimorar as boas práticas do setor, o secretário Nacional de Portos e presidente do Conselho Administrativo da Portos do Paraná (Consad), Alex Sandro Ávila, visitou o Porto de Rotterdam, o maior da Europa e o 10º maior do mundo, nesta quinta-feira (13). O porto holandês, referência mundial em tecnologia e movimentação portuária, recebe os maiores navios em operação no mundo.
No mesmo dia, a comitiva se reuniu com o embaixador do Brasil nos Países Baixos, o diplomata Fernando Simas Magalhães, e apresentou os leilões que serão realizados no Brasil, além de comentar sobre o Canal de Acesso de Paranaguá, um projeto pioneiro no país.

“A Embaixada se propôs a ajudar na divulgação dos leilões para os europeus, que contam com grandes empresas de dragagem. Eles poderão conhecer nossos projetos inovadores, como é o caso da concessão do Canal de Acesso em Paranaguá”, pontuou Ávila.
O Canal de Acesso Aquaviário citado pelo secretário é uma grande expectativa do setor portuário nacional. Único no Brasil, o projeto será analisado pelo Tribunal de Contas da União. A concessão abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do Canal de Acesso por 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos.
Entre as principais melhorias previstas no projeto estão o aprofundamento, a ampliação e o alargamento do canal, além da expansão da bacia de evolução e do aprofundamento da área onde os navios lançam âncoras para aguardar a atracação nos berços.
Agenda internacional
O encontro faz parte de uma agenda iniciada na terça-feira (11), a pedido do Ministério de Portos e Aeroportos, para conhecer os principais portos europeus. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, também participou da ação.

A primeira visita da semana foi ao maior terminal multipropósito da Europa, o Euroterminal de Antuérpia (AET), que abriga os navios do Grupo Grimaldi. Na quarta-feira (12), a equipe conheceu o Terminal Europeu da MSC PSA (MPET), o maior terminal de contêineres da Europa, com capacidade para movimentar 9 milhões de TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés) anualmente. A comitiva também visitou a Autoridade Portuária de Antuérpia.
“Tivemos contato com excelentes práticas voltadas para a rentabilidade, ESG e integração porto-cidade, o que proporcionou uma grande troca de informações. Voltaremos para o Brasil com boas impressões e, com certeza, com a mente aberta para investir nos portos brasileiros”, destacou Ávila.

A passagem pelo Porto de Rotterdam encerrou a agenda de visitas, que teve como objetivo incentivar parcerias com líderes do setor. A Portos do Paraná já avança nessa direção, mantendo, desde 2023, uma parceria com o Porto de Rotterdam para o desenvolvimento de energias renováveis nos portos de Paranaguá e Antonina, reduzindo o uso de carbono e investindo em novos sistemas energéticos.
Fonte: Portos do Paraná