Portos do Paraná

Portos do Paraná participa de simulação em tempo real de manobras na USP

Participantes realizaram diversas manobras

16p3ptw

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, a Portos do Paraná e as empresas portuárias do litoral do Estado participaram da simulação de manobras no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP). Por meio de cálculos matemáticos, o simulador utiliza-se de informações da baía de Paranaguá – como marés, correntezas e rajadas de vento – para simular, em tempo real, as manobras no cais. Tudo é exibido em uma tela de 12m de diâmetro, com 32 projetores, visão 360° e cabine de comando (passadiço) semelhante a um navio real.

Estiveram presentes o diretor de engenharia e manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, o diretor de operações, Gabriel Vieira, o gerente de engenharia marítima, João Jardim, e o coordenador de tráfego marítimo, Maurício Roberto da Silva. A empresa pública participa dos estudos que buscam o redimensionamento dos parâmetros de segurança para as manobras de atracação e desatracação nos portos paranaenses.

No TPN-USP, foram realizadas diversas manobras portuárias, incluindo a atracação e desatracação dos maiores navios que serão recebidos nas próximas semanas: o MSC Natasha XIII e o MSC Elisa XIII. Os porta-contêineres da classe New Panamax possuem 366m de comprimento, sendo a maior dimensão disponível na América Latina.

De acordo com Kengo, durante os estudos, foi avaliado os parâmetros de segurança adequados para manobras assistidas por rebocadores, em situações normais e de perigo.

“Dois rebocadores tripulados por comandantes foram empregados com o propósito de assegurar um nível elevado de realismo nas simulações. A integralidade da simulação desempenha um papel crucial na garantia da conformidade com os critérios estabelecidos, bem como na atualização das normas operacionais, a fim de assegurar que as manobras de navios sejam conduzidas de maneira segura e eficiente”, explicou o diretor.

8c721sf
O Laboratório de Tanques Numéricos conta com três simuladores de missão completa, três estações de rebocadores e um simulador de guindaste para pesquisas e estudos técnicos. / Foto: Tanque de Provas Numérico da USP

O coordenador do TPN, Eduardo Aoun Tannuri, foi quem coordenou os cenários de simulação durante os estudos e destacou a parceria entre o laboratório e a Portos do Paraná que, desde 2015, já realizou 17 estudos em conjunto.

“A cada estudo que realizamos é possível compreender e melhorar cada aspecto da operação, sempre buscando o aumento da eficiência com a garantia da segurança, tais como, aumento de calado, otimização de frota de rebocadores, definição de áreas de fundeio e cruzamento para dinamizar o porto, novos terminais, novas janelas operacionais, entre outros”, destacou Tannuri.

Além de contar com a presença da diretoria da Portos do Paraná, as empresas portuárias e órgãos públicos também marcaram presença. Participaram a Marinha, praticagem, TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), ATEXP, Porto Ponta do Félix, Cattalini, Camorim, Saam, Sulnorte, Svitzer e Wilson Sons.

t3evjb9p
Foto: Tanque de Provas Numérico da USP

Sobre o laboratório de pesquisas da USP

O Laboratório de Tanques Numéricos conta com três simuladores de missão completa, três estações de rebocadores e um simulador de guindaste para pesquisas e estudos técnicos. Os simuladores podem ser adaptados para representar diferentes tipos de embarcações, operando de forma individual ou combinada.

O TPN-USP desenvolve o próprio modelo matemático, baseado em uma longa experiência em hidrodinâmica de navios, e segue os procedimentos para calibração e validação de modelos de manobra.

A cooperação técnica com o Conselho Nacional de Praticagem e a Marinha do Brasil garante que o conhecimento científico seja combinado com a experiência prática em favor da segurança e da otimização dos projetos náuticos.

Fonte: Portos do Paraná

Portos do Paraná participa de simulação em tempo real de manobras na USP

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Portos do Paraná participa de simulação em tempo real de manobras na USP

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).